Futebol

Confira detalhes da 1ª vitória e 1º jogo internacional do Vasco

\"Eu e um amigo estamos colocando peso em datas históricas crumaltinas. Entendemos que a primeira vitória e o primeiro jogo internacional merecem a mesma consideração. Correto? João Cláudio Veras Filho, de Porciúncula-RJ.

Analisemos assim, João: em 29 de outubro de 1916, quando venceu o River, por 2 x 1, na Rua Figueira de Melo, pelo Campeoanto Carioca da Segunda Divisão, o Vasco começava no futebol, com um time fracote. Tanto que, na estreia, em 3 de maio, levou 10 x 1 do Paladino, marcando um gol quando já perdia por 8 x 0. Para obter a sua primeria vitória, jogou com dois homens a mais. Problema da desorganização do time do bairro da Piedade, de onde era o River.

Com relação ao primeiro jogo internacional, em 2 de dezembro de 1923, podemos entender que, do ponto de vista técnico, o empate, por 1 x 1, com o Universal, do Uruguai, país de futebol então mais evoluído, pode ter peso igual, pois o visitante atuou com o seu time reserva, contando com o empréstimo de três jogadores – Mathias, Eurico, Affonso Lúcio – do Bonsucesso.

DETALHES: Vasco 2 x 1 River foi apitado por Horácio Salema Ribeiro e os gols vascaíanos de autoria de Alberto, aos 10, e Cândido, aos 34 minutos, com o time sendo: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antonio Brandão, Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida

Vasco 1 x 1 Universal teve arbitragem de Braz de Oliveira, com o primeiro tento internacional vascaíno marcado por Russo. O time foi: Amaral, Mingote e Hespanhol; Arthur, Floriano e Miranda; Adão, Russo, Pires, Badú e Godoy.

Fonte: Kique da Bola
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134