Por: Luís Felipe Barreiros - @luisfbarreiros
Agradecimento especial: Igor Miranda
Titular do \"Blog da Fuzarca\", do GE.COM, Julio Cesar fala sobre reforços, volta de Juninho Pernambucano, novos uniformes, revelações e vários outros assuntos só para o SuperVasco.
Confira a entrevista:
Você é o titular do Blog da Fuzarca, blog renomado do GE.COM
O portal estava procurando publicitários para escrever sobre futebol de uma forma mais descontraída e uma amiga que conhecia alguém da redação me indicou. Passei por uma seleção e fui escolhido. E eu me tornei vascaíno porque um amigo da família me levou para ver um jogo contra o Botafogo, eu devia ter uns 7 anos. Meu pai é flamenguista, mas é relapso. Sorte minha.
Como você conheceu o SUPERVASCO.COM
Como sempre procuro informações sobre o Vasco, acabei me deparando com o site há alguns anos.
Todo torcedor tem um jogo que ficou e ficará marcado para sempre na memória. Pode nos dizer qual é o seu? E seu maior ídolo?
Não é nenhum muito óbvio: foi Vasco 4 x 3 São Paulo pela Copa do Brasil de 98. Foi um jogo incrível, com a Colina lotada e o São Paulo com um grande time, com o Raí acabando de voltar da França. E não tenho um ídolo, sou fã de muitos jogadores na história do Vasco, mas idolatria, só pelo clube mesmo.
Com a conquista da Copa do Brasil, o Vasco assegurou uma vaga na Copa Libertadores de 2012. Como você acredita que o resto do ano vascaíno será? Haverá relaxamento por parte dos jogadores?
O relaxamento parece que já aconteceu, mas o time parece ter acordado pra vida agora. Acho natural, mas não podemos nos acomodar. A torcida ficou muito tempo sem títulos e qualquer chance que tenhamos de trazer mais uma taça deve ser levada a sério. Mas o resto do ano vai depender muito da diretoria, que precisa reforçar o time para o Brasileiro e também tem que impedir que o clima político em ano de eleição atrapalhe o desempenho da equipe.
Apos anos jogando no exterior, Juninho Pernambucano, o Reizinho da Colina, voltou ao clube de São Januário e vem demonstrando um bom futebol. Você acredita em uma regularidade do jogador em sua volta ao futebol brasileiro?
Acredito 100%. Juninho sempre foi um profissional corretíssimo e está em excelente forma física e técnica. Obviamente, tendo 36 anos ele não tem o mesmo vigor de antes e vai eventualmente sofrer com o desgaste das viagens e jogos em sequência. Mas como você já falou, ele já mostrou sua qualidade nas duas partidas que jogou. Acho que ele vai manter o nível ao longo da competição.
O que o Vasco precisa para fazer uma boa participação na Libertadores do ano que vem? A base do elenco é boa para a disputa continental?
Precisa se reforçar e bem. Se não durante o Brasileiro, pelo menos em tempo para deixar o time entrosado para a Libertadores. A base tem qualidade, mas não o bastante pra disputar um título continental. Não temos reservas de qualidade para todas as posições e em alguns casos, sequer titulares (como nas duas laterais).
Com uma exposição maior devido a conquista da Copa do Brasil, você acredita em patrocínios mais vantajosos ao clube a partir de 2012?
Certamente. Mas para isso será preciso que a diretoria saiba negociar com as empresas. Disputar a Libertadores é uma oportunidade para uma maior exposição do clube na mídia, e isso naturalmente aumenta o valor da marca Vasco da Gama.
O zagueiro Dedé vem demonstrando uma boa sequência de jogos há algum tempo e se tornou peça intocável no time vascaíno. Você acha o jogador merece uma chance na Seleção Brasileira?
Mesmo que estivesse no auge da forma técnica - o que parece não estar acontecendo no momento - acredito que o Dedé só conseguisse uma vaga na reserva da seleção. Mas exatamente por achar o Dedé importante para o Vasco é que não torço por sua convocação. ISso só serviria para corrermos o risco de não contar com o zagueiro quando ele fosse convocado. Eu torço para o Vasco, não para a seleção.
Jovens talentos como os meias Marlone e Guilherme vêm se destacando na base. Você acha que eles merecem uma oportunidade no time profissional ainda nesse ano?
Marlone definitivamente já poderia estar se ambientando nos profissionais, entrando eventualmente nas partidas e jogos com menos pressão. Já o Guilherme ainda é novo demais. Não sou muito fã de queimar etapas na formação dos garotos.
O Vasco lançou seus novos uniformes na última segunda-feira em uma cerimônia caprichada, na Central do Brasil. Você gostou dos novos uniformes? O que poderia ser mudado?
Sou suspeito pra falar...sempre acho as camisas bonitas. Até as da Champs tinham seu charme pra mim...rs. Mas eu mudaria o corte das camisas. Esse lance de camiseta justa fica legal em quem não tem tem barriga (o que, infelizmente, é o meu caso).
O SUPERVASCO.COM
Mais lidas