Clube

Confira mais declarações da Diretoria Administrativa sobre futuro do Vasco

A Diretoria Administrativa do Club de Regatas Vasco da Gama concedeu uma entrevista coletiva para definir as diretrizes do clube para a nova temporada, na tarde desta sexta-feira (26/02). Além do presidente Jorge Salgado, estiveram presentes na entrevista o Primeiro Vice-Presidente Carlos Osório, o Segundo Vice-Presidente Roberto Duque Estrada, o Vice-Presidente de Finanças Adriano Mendes, o Diretor de Futebol Alexandre Pássaro e todos os Vice-Presidentes da gestão. Durante a coletiva, a diretoria Cruzmaltina falou sobre a reestruturação do clube, mudanças no futebol, a ação do VAR no STJD, entre outros assuntos visando o futuro do Vasco.

Jorge Salgado abriu a entrevista coletiva falando sobre o período de reestruturação que será implementado no clube. O mandatário também criticou a quantidade de erros do árbitro de vídeo, com o Gigante da Colina no decorrer do Campeonato Brasileiro de 2020.

– Parece que a gente já está há um ano depois de tanta coisa que já aconteceu. Poderíamos falar do passado recente e das dificuldades que encontramos, mas isso é passado e não vai resolver. A dívida é enorme, tivemos um baque com a possível queda para a segunda divisão, vamos ter também uma perda de receita considerável e vejo o clube pronto para um período de reestruturação. Vai ser um período de muito trabalho e muita luta, nós teremos que combater o desperdício, vamos ter que fazer um ajuste muito grande do ponto de vista financeiro, em todas as áreas para podermos nos ajustar a um novo orçamento para 2021.

– Como sabem, o campeonato se encerrou ontem e estávamos esperando o término da competição, para poder ter mais certezas em relação ao nosso futuro, no ponto de vista de orçamento e no ponto de vista da reestruturação que deve ser feita. Então agora chegou o momento, nós já estamos adequando o nosso novo orçamento, com uma perda de 100 milhões em receita. Olhando pro endividamento, cresceu 100 milhões, então você tem 200 milhões contra. Mas eu acho que a gente está acostumado a enfrentar desafios e tudo vai ser encaminhado no sentido de arranjar uma solução. Os primeiros meses serão os mais difíceis, pois serão os meses que iremos estar fazendo os ajustes, até chegarmos no orçamento desejado para 2021.

– Acabou o Campeonato Brasileiro e infelizmente por 1 ponto não permanecemos na primeira divisão. Nossa área jurídica vem trabalhando duro, no sentido de tentar reverter o ocorrido no jogo diante do Internacional. Sabemos que não será fácil, mas desde o primeiro momento que nos sentimentos prejudicados, tomamos todas as providências necessárias. Estamos aguardando uma resposta da CBF, não é ‘chorar o leite derramado’, mas o Vasco não mereceu em hipótese alguma esse rebaixamento, nosso time não é inferior ao times que ficaram um pouco melhores colocados. Fazendo uma rápida conta, era para terminarmos o campeonato com 48 ou 50 pontos, tivemos 18 intervenções do VAR contra o Vasco. Dessas 18, seguramente fomos prejudicados em 3 ou 4 situações, entre elas no jogo contra o Internacional. Vamos aguardar o que a justiça vai definir em relação a isso, mas ao mesmo tempo já começamos a trabalhar na reestruturação do futebol.

Roberto Duque Estrada

– O objetivo aqui é trazer para vocês o que houve na partida diante do Internacional. Como todos sabem, houve um lance polêmico no jogo diante do Internacional, quando o árbitro da partida sinalizou gol do adversário e posteriormente foi constatado um erro no VAR. A questão jurídica reitera um erro de direito, quando vamos para uma competição esportiva, nós devemos saber que regras serão aplicadas, que recursos vão estar disponíveis e como aquilo vai funcionar na prática. Portanto, uma partida de futebol que tem uma pessoa operando instrumentos tecnológicos para rever lances, torna evidentemente uma influência importantíssima em relação aos jogadores e ao árbitro da partida. Se eu começo uma partida dizendo que tem o VAR e ao longo dessa partida e o VAR se mostra inoperante, o regulamento se encontra equivocado. O que foi verificado, foi que não houve um teste que garanta o funcionamento das linhas de impedimento, o que se torna gravíssimo.

Adriano Mendes

É um dia muito triste para nós vascaínos. Mas nós precisamos levantar a cabeça, mudar uma era no clube, precisamos de uma reestruturação para já. Na parte de finanças, vamos começar uma mudança profunda, todos nós sabíamos que tínhamos que mudar e o planejamento foi todo construído para a mudança imediata. O ano de 2020 foi marcado por um ano muito ruim para o clube, temos hoje uma dívida de 750 milhões de reais, o que não será fácil de quitar. Temos que ter uma redução drástica nas receitas,  a nossa primeira meta era de 260 milhões, porém derivado da queda de divisão tivemos uma perda de 100 milhões de reais. Teremos que nos preparar infelizmente para o pior. Temos negociações acontecendo e quero tentar nortear o torcedor vascaíno. Redução de custos logicamente será uma opção, nós já precisávamos reduzir. O foco total da receita do Vasco será o futebol e a base, priorização é o lema, futebol é a meta. Estamos negociando com a procuradoria geral da fazenda, estamos levando uma proposta técnica, num cenário adverso. Se a gente puder fazer investimentos, nossas primeiras opções serão a base e o Centro de Treinamento. A nossa base é o nosso futuro, como sempre nos dando muito orgulho. O Centro de Treinamento não via a hora do Vasco ter um como esse de ponta. Teremos muitos desafios nesse ano e temos que aprender com os erros para enfim mudar o clube.

Alexandre Pássaro

O que queremos é apenas a justiça do tribunal, o que não pode ocorrer é essa injustiça quem vendo sendo feita. Hoje tenho certeza da minha escolha pelo Vasco da Gama, vejo que temos um projeto pronto para melhorar o Vasco. Fizemos de tudo para evitar o que houve, porém não deixamos de trabalhar um minuto. Fizemos de tudo para conquistar esse ponto que nos faltou, ou que nos tiraram. Isso é algo que não iremos esquecer, o que nos cabe é brigar pela nossa justiça. Nós precisamos trabalhar diferente, não adianta trabalhar como vinham fazendo há 20 anos aqui no clube. O que iremos fazer é mudar a forma de trabalhar futebol, as mudanças são para melhorar o nosso trabalho, essas mudanças serão duras, mas não dá para ficar do jeito que estávamos. Nós iremos melhorar o Departamento de Futebol do Vasco, nós iremos melhorar ainda que os recursos sejam menores. Temos que começar a próxima temporada que já se inicia nesta quarta-feira, o Vasco será um clube de processos. Se confirmada a queda para a segunda divisão, o que não será justo, mas pode acontecer. Nós iremos voltar muito mais prontos, tenho certeza que teremos dias difíceis pela frente, mas enxergo um futuro enorme com essa reestruturação.

Carlos Osório

Todos nós sabemos que o Vasco vive problemas a muitos anos, porém temos a oportunidade de virar a página. Hoje estamos discutindo um possível quarto rebaixamento do nosso cube, isso é inaceitável. Esse rebaixamento ele é injusto, esperamos que seja revertido por decisão judicial. Essa injustiça gerada pelo VAR é absurda. Nós não temos o direito de falhar nessa gestão. Temos os 5 poderes do clube reunidos e compreendendo que precisamos de mudanças e que elas devem ser feitas agora. É importante que entendam que o Vasco seguirá implementando seus projetos, como a reforma de São Januário, a ampliação do CT entre outros. Tenho certeza que se fizermos tudo como planejado iremos conseguir reerguer o clube e levaremos o Vasco novamente ao seu local de origem, para o caminho dos títulos. Recebemos apoio de gente de todo o Brasil perguntando como podem ajudar o Vasco.

– É importante que os Vascaínos saibam: entramos numa emergência, não imaginávamos que fôssemos cair, e todo o esforço foi feito para evitar isso. A gestão já começou a andar. Talvez a medida mais importante nesse primeiro mês tenha sido a criação da diretoria de integridade, que está olhando tudo no Vasco da Gama. Todos os contratos serão revistos. Nós não temos o direito de falhar, o Vasco tem essa oportunidade para se refundar, se reorganizar e andar para frente.
 

Confira outros trechos da coletiva

Como serão os próximos passos do futebol?

O planejamento está traçado, até porque nós já temos um jogo na quarta-feira, independentemente de treinador. Já iniciamos um processo de escolha do novo treinador, estão sendo analisados alguns nomes. Tenho conversado com alguns presidentes que trabalharam com esses nomes, com alguns jogadores que já foram comandados por alguns deles, então o torcedor pode ter certeza que quando tomarmos a decisão do novo treinador, essa decisão vai ser explicada. O nosso planejamento, é de que  jogadores que estavam jogando até ontem permaneceram nas atividades, os demais tiveram um recesso a princípio até quarta-feira. Estamos trabalhando para trazer o novo comandante até o início da semana que vem, para que aí sim possamos nos programar e definir um destino para cada jogador do elenco. Esses 11 jogadores que permaneceram se juntaram ao elenco Sub-20 e serão comandados pelo técnico Diogo Siston nas duas primeiras partidas no Campeonato Carioca – disse Alexandre Pássaro.

Vice-Presidente de Futebol do Clube

O José Luiz Moreira já vinha na gestão Campello como Vice Presidente de Futebol e continuamos com ele até o final do campeonato para não atrapalhar em nada relacionado ao futebol. Com o término do campeonato se encerrou a contribuição dele nesse cargo, estamos ainda avaliando alguns nomes para substitui-lo e no momento certo iremos anunciar. O futebol será muito pautado pelo profissionalismo, não teremos mais um Vice Presidente de Futebol que faz tudo, aquela figura que estávamos acostumados no passado, vai deixar de existir – ressaltou Jorge Salgado

Torcida vascaína

A gente é sempre um aliado do torcedor, ele é o maior ativo do nosso clube. Pretendemos através de ações reconquistar esse torcedor, temos a certeza de que em algum momento esse torcedor irá abraçar a nossa causa, na hora que ele perceber que as pessoas que estão a frente dessa gestão, são pessoas sérias que estão aqui para contribuir, para melhorar e reconstruir o clube. Eu tenho certeza que esse torcedor vai abraçar nossa causa. É muito importante que o torcedor entenda o momento e que nesses momento difíceis eles possam nos ajudar da melhor maneira possível – enfatizou o presidente.

Martin Benítez, Germán Cano e novo comandante

Ambos tem contrato e a princípio todos seguem seus contratos. Estamos traçando um planejamento para o futebol e isso demanda um trabalho muito sério. Esses dois jogadores tem contrato e seguem conosco, lembrando da dinâmica do futebol temos que ver qual será a vontade dos atletas. Não queremos jogador que não queria jogar no Vasco, precisamos de atletas que entendam o tamanho do clube e que isso deve ser a prioridade aqui. Em relação ao Marcelo Cabo, estamos analisando nomes e o dele foi sim analisado. Porém não estamos procurando alguém com experiência exclusivamente na série b, queremos alguém pronto para assumir o clube e que implemente um time competitivo e que volte as glórias – disse o Diretor Executivo de Futebol

Negociações

Existem sim, para isso estamos trabalhando muito para planejar um plano de possíveis reforços e quem deve ou não sair do clube. Vamos trabalhar com cautela e no nosso entendimento, nós precisamos mudar o quanto antes. Para isso, ainda dependemos da decisão que será tomada pelo STJD sobre a partida contra o Internacional, para sabermos o futuro do clube no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, iremos trabalhar junto ao novo treinador da equipe e ver algumas possíveis contratações – destacou Pássaro.

Planos para o futuro

Vamos priorizar o futebol. Necessitamos aumentar a receita do clube, precisamos também de um time competitivo e disputar de forma competitiva competições nacionais. Temos ainda que analisar o cenário que nos será dado, os métodos de trabalho, tudo no futebol hoje é multidisciplinar. Vamos buscar formar um time competitivo com método e inteligência. Para isso, precisamos implementar uma estrutura que funcione, para assim trazer o Vasco de volta aos caminhos da glória – destacou Carlos Osório.

Fonte: Site Oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri