Futebol

Confira o raio X das quartas de final da Copa do Brasil

 

Os duelos das quartas de final da Copa do Brasil estão decididos após as classificações de Internacional e Vasco na noite da última quinta-feira. E o LANCE!Net traz um Raio X das oito equipes restantes na competição que garantirá ao campeão vaga na Libertadores do ano que vem. Saiba qual é o momento de cada um dos times que ainda estão na disputa da competição.

Os quatro confrontos prometem fortes emoções, já que colocorão frente a frente: Corinthians x Grêmio; Internacional x Atlético-PR, Goiás x Vasco e Botafogo x Flamengo. Vale lembrar que as datas bases para a realização dos jogos de ida e volta são 25 de setembro e 23 de outubro, respectivamente. Tal distância entre os jogos deixa a quinta fase da competição imprevisível. A CBF definirá as datas e horários dos jogos na próxima quarta, em sorteio que será realizado na seda da entidade, no Rio de Janeiro.


CORINTHIANS X GRÊMIO

x

Time base: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Ibson, Danilo, Douglas (Romarinho) e Pato (Sheik); Guerrero. Técnico: Tite.

Ponto Forte: Defesa forte. No Brasileirão, sofreu apenas sete gols em 16 rodadas. E a competitividade do grupo, que já ganhou dois títulos no ano.

Ponto Fraco: A ineficiência dos atacantes e também a oscilação entre as partidas. O esquema tático já parece estar manjado por alguns rivais. O elenco, antes cheio de opções, hoje tem suas carências.

Participações: 18*
Títulos: 1995, 2002 e 2009
Vice: 2001 e 2008

CAMPANHA EM 2013
Oitavas de final
Luverdense (MT) 1 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 0 Luverdense
  

Time base: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro, Zé Roberto e Alex Telles; Kleber e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi.

Pontos Fortes: Solidez defensiva com o sistema e a intensidade na marcação. Volta de Zé traria um acréscimo técnico fundamental.

Ponto Fraco: Quando precisa propor o jogo, o Grêmio pode sofrer por dar espaços. Aconteceu em algumas oportunidades contra o Santos.

Participações: 20*
Títulos: 1989, 1994, 1997 e 2001
Vices: 1991

CAMPANHA EM 2013
Oitavas de final
Santos 1 x 0 Grêmio
Grêmio 2 x 0 Santos

Atual campeão do Mundial de Clubes da Fifa, atual campeão paulista, da Recopa Sul-Americana... O Corinthians segue conquistando tudo o que vê pela frente, mas a sua torcida não anda satisfeita com o desempenho do Timão. O Alvinegro apresentou pouco futebol diante do Luverdense e ainda não engrenou no Brasileirão - é, ao lado do Internacional, o time que mais empata na competição. Já são oito igualdades. O futebol vistoso da última temporada ainda não apareceu.

O Grêmio pode ser considerado outro time desde a retorno de Renato Portaluppi ao comando do Tricolor. Após um início irregular, ele "achou" o esquema ideal - três zagueiros e três volantes - e vem de quatro vitória seguidas no Brasileirão. Além disso, Vargas e Zé Roberto já terão ritmo de jogo para o primeiro duelo diante do Corinthians.

INTERNACIONAL X ATLÉTICO-PR
x

Time base: Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Fabrício; Ygor, Willians, Alex e D'Alessandro; Forlán e Leandro Damião. Técnico: Dunga.

Ponto Forte: Elenco teria opções ofensivas (Scocco, Jorge Henrique, Otávio, Caio), e seria um time equilibrado. Com ritmo, Alex pode tirar peso das costas de D'Alessandro.

Ponto Fraco: A defesa. Atualmente sem dois titulares, tem falhado sistematicamente. Mesmo com o retorno de Índio, fica sob pressão, já que a dupla está bem passada dos trinta anos.

Participações: 20*
Título: 1992
Vice: 2009

CAMPANHA EM 2013
Primeira fase
Rio Branco-AC 0 x 2 Internacional
Segunda fase
Santa Cruz-PE 0x0 Internacional
Internacional 2x0 Santa Cruz-PE
Terceira fase
América-MG 1x3 Internacional
Internacional 1x1 América-MG
Oitavas de final
Internacional 3x0 Salgueiro (PE)
Salgueiro (PE) 2 x 2 Internacional
 

Time base: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; João Paulo, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Dellatorre (Éderson) Técnico: Vagner Mancini.

Pontos Fortes: Velocidade e padrão tático. Equipe está invicta no Brasileirão sob o comando de Mancini. A confiança é grande no Furacão.
Ponto Fraco: Faltam peças de reposição no banco.

Participações: 17*
Títulos: -
Vices: -

CAMPANHA EM 2013
Primeira fase
Brasil de Pelotas (RS) 0x1 Atlético
Atlético 2x0 Brasil de Pelotas (RS)
Segunda fase
América-RN 2x6 Atlético
Terceira fase
Paysandu 0x0 Atlético
Atlético 2x1 Paysandu
Oitavas de final
Palmeiras 1x0 Atlético
Atlético 3x0 Palmeiras

O intervalo para o primeiro confronto diante do Atlético pode ser benéfico para o Internacional, que vem de uma sequência de seis jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro e não justifica o fato de ter muitos jogadores qualificado para o sistema ofensivo. A grande dor de cabeça do técnico Dunga, que já começa a ser contestado, é a falta de equilíbrio do time, que divide com Ponte Preta e Náutico o posto de terceira pior defesa do Brasileirão. São 24 gols sofridos. A esperança do torcedor colorado é que jogadores como D'Alessandro, Alex, Scocco, Forlán e Leandro Damião façam a diferença.

Já o Atlético iniciou uma sequência brilhante de resultados depois que Vagner Mancini assumiu o comando do clube. O Furacão saiu da
penúltima posição no Campeonato Brasileiro para o G4 da competição em um mês. O treinador deu confiança aos jogadores, apostou no veterano Paulo Baier e pôs ordem na casa. Na oitavas, o Furacão foi melhor durante os 180 minutos contra o Palmeiras, e emplacou uma goleada no Verdão, por 3 a 0, jogando em Curitiba.

GOIÁS X VASCO
x

Time base: Renan; Vitor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, David, Dudu Cearense (Ramon), Renan Oliveira e Hugo; Walter - Técnico: Enderson Moreira.

Pontos Fortes: Enderson Moreira comanda o Goiás desde 2011 e o time tem um padrão tático muito bem definido. Walter costuma fazer a diferença e o time nã perde como mandante no Serra Dourada em competições nacionais desde o dia 23 de setembro de 2011.

Pontos Fracos: Carece de boas opções no banco.

Participações: 21*
Títulos: -
Vice: 1990

CAMPANHA EM 2013
Primeira fase
Oratório (PA) 1 x 3 Goiás
Segunda fase
Santo André 2 x 3 Goiás
Goiás 1 x 0 Santo André
Terceira fase
ABC 0 x 3 Goiás
Goiás 1 x 1 ABC
Oitavas de final
Fluminense 1 x 0 Goiás
Goiás 2 x 0 Fluminense

  

Time base: Diogo Silva, Fagner, Jomar, Cris e Yotún; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Montoya (Juninho); Marlone e Tenório - Técnico: Dorival Júnior.

Pontos fortes: Parece ter encontrado um norte com Dorival Júnior. Se antes o rebaixamento no Braileirão era algo provável, o Cruz-Maltino pode almejar algo melhor na competição.

Ponto fraco: A zaga é a segunda mais vazada do Brasileirão. Rafael Vaz, por já atuado pelo Ceará nesta edição da Copa do Brasil, é ausência considerável no setor. Atacante André está na mesma situação.

Participações: 22*
Título: 2011
Vice: 2006

CAMPANHA EM 2013
Oitavas de final
Nacional-AM 0x2 Vasco
Vasco 1x1 Nacional-AM

O Goiás pode ser considerado a "surpresa" das quartas de final, já que o Fluminense, apesar da má fase que atravessa, era considerado o favorito. O Esmeraldino, no entanto, faz campanha dentro das suas possibilidades no Campeonato Brasileiro - são sete pontos de vantagem para a zona de rebaixamento - e tem no atacante Walter o seu grande trunfo. Além disso, o Verdão é muito forte atuando no Serra Dourada. O Vasco que se cuide.

O Vasco vem, aos poucos, ganhando um padrão de jogo e apresentando um bom futebol, já que teve um acréscimo considerável: o retorno de Juninho. O desafio de Dorival Júnior será fazer com que o seu time não sinta a ausência do atacante André, que já defendeu o Santos nesta Copa do Brasil. O sistema defensivo, o segundo pior do Brasileirão com 27 gols sofridos, será muito mais exigido diante do Vasco e seguirá sem Rafael Vaz, que está na mesma situação que o camisa 9: ele defendeu o Ceará na edição deste ano da competição.

BOTAFOGO X FLAMENGO
x

Time base: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Elias Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Pontos Fortes: Ganhou todas as decisões que jogou no ano. Seedorf experiente e multicampeão dando força para os jovens do elenco. Jefferson iluminado, pode salvar numa possível disputa por pênaltis. Esquema ofensivo mesmo jogando fora de casa.

Pontos Fracos: Time costuma levar gols em casa. Elenco reduzido, pode pesar em momentos decisivos. Perda de jogadores importantes.

Participações: 21*
Títulos: -
Vice: 1999

CAMPANHA EM 2013
Primeira fase
Sobradinho (DF) 0x0 Botafogo
Botafogo 2x0 Sobradinho (DF)
Segunda fase
CRB (AL) 0x0 Botafogo
Botafogo 3x0 CRB (AL)
Terceira fase
Botafogo 1x0 Figueirense
Figueirense 1(4)x(5)0 Botafogo
Oitavas de final
Botafogo 4x2 Atlético-MG
Atlético-MG 2x2 Botafogo

 

Time base: Felipe, Léo Moura, Chicão, González e João Paulo; Cáceres, Elias, André Santos e Gabriel; Carlos Eduardo e Marcelo Moreno - Técnico: Mano Menezes.

Pontos fortes: A equipe de Mano Menezes tem mostrado um meio de campo consistente, apesar de não ter um camisa 10 de origem. Atuando com três volantes (Cáceres, Luiz Antonio e Elias) ou com dois jogadores mais à frente (Cáceres, Elias, André Santos e Gabriel), tem demonstrado evolução a cada jogo.

Ponto fraco: O setor defensivo ainda tem tido falhas, principalmente, quando o time adversário tem um ataque veloz.

Participações: 17*
Títulos: 1990 e 2006
Vices: 1997, 2003 e 2004

CAMPANHA EM 2013
Primeira fase
Remo 0 x 1 Flamengo
Flamengo 3 x 0 Remo
Segunda fase
Campinense 1 x 2 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Campinense
Terceira fase
ASA 0 x 2 Flamengo
Flamengo 2 x 1 ASA
Oitavas de final
Cruzeiro 2 x 1 Flamengo
Flamengo 1 x 0 Cruzeiro

Campeão carioca com sobras, vice-líder do Campeonato Brasileiro e time que apresenta um futebol vistoso, apesar de os jogadores sofrerem com atrasos salariais. Esse é o Botafogo que surge como favorito diante do Flamengo. O desafio do time de Oswaldo de Oliveira será manter o ritmo que vem apresentando sem poder contar com Vitinho, que vinha sendo um dos diferenciais do Alvinegro no Brasileirão. Como segue perdendo jogadores - Fellype Gabriel e Andrezinho foram os primeiros -, a ausência de atletas mais experientes e qualificados, como Vitinho, pode ser decisiva em momentos decisivos.

O Flamengo ainda não apresenta o futebol esperado por sua torcida, que, por sua vez, pode ser um dos diferenciais para uma ascensão no Campeonato Brasileiro e nos confrontos diante do Botafogo. O Maracanã pode ser um aliado importante para o Rubro-Negro. Elias vem se destacando e o time depende muito de boas apresentações dele para ir bem, já que Carlos Eduardo segue sem render o esperado e Gabriel, por exemplo, não vem bem. Marcelo Moreno depende muito deles para fazer os gols que o time precisa.

* Já contando com a edição deste ano da Copa do Brasil

Fonte: Lancenet!