Torcida

Confira os detalhes sobre o lançamento do livro "Hoje é dia de Vasco"

Supervasco: Qual o objetivo da campanha Hoje é dia de Vasco?

Sergio: A campanha tem como objetivo produzir um registro das glórias e triunfos do Vasco em uma narrativa inovadora e envolvente. E mostrar para as futuras gerações, que talvez nunca tenham ouvido falar nos Camisas Negras, no Expresso da Vitoria e tantos outros momentos incríveis de nossa história, o quão grandiosa é a trajetória do Club de Regatas Vasco da Gama.


Supervasco: E como foi realizado o levantamento das informações?

Sergio: O livro é fruto de um extenso trabalho de pesquisa que envolve livros, jornais, revistas, sites, entrevistas, enfim, todo o conteúdo referente ao Vasco que eu consegui ter acesso. Sou estudioso do assunto há mais de 10 anos e tenho privilégio de ser filho de um Vascaíno roxo e colecionador de tudo o que se refere ao Club. Meu pai tem inúmeros registros das décadas de 1930, 1940 e 1950. Um material sensacional e que eu pretendo tornar acessível a todos os que amam a cruz de malta.


Supervasco: E por que um livro-calendário?

Sergio: Em primeiro lugar, porque a grandeza do Vasco permite isso! Rsrs. Pode parecer incrível, mas consegui encontrar registros de grandes feitos em todos os dias do ano! E na maioria das vezes são vários por dia. Além disso, acho que é uma boa maneira de se ater aos fatos, pois como se sabe, contra fatos não há argumentos. As vitórias mais importantes, goleadas, títulos, ídolos, personagens marcantes estão todos registrados lá, com riqueza de detalhes.


Supervasco: E como a narrativa é estruturada?

Sergio: A partir do que aconteceu de mais importante em cada dia, eu escolho um  dos assuntos e exploro em um mini capítulo. Vamos pegar como exemplo o dia 8 de abril. Neste dia nasceram os craques Mazinho (1966) e Sorato (1969). Mas foi também o dia de uma vitória histórica sobre o Peñarol, em 1951. Foi um jogo logo após a Copa do Mundo do Brasil, que o Vasco venceu por 3x1 e que ficou conhecido como "Jogo da Vingança", porque o adversário era a base da seleção uruguaia. Então neste dia, o jogo é o assunto principal e deixo para falar de nossos craques em outras datas. O Sorato tem o seu capítulo no dia em que estreou e  marcou 2 gols contra o Flamengo (12/6/1988) e o Mazinho no dia em que fez um dos gols de uma goleada de 4x1 sobre o Goiás (4/10/1989)

Supervasco: E por que realizar um financiamento coletivo?

Sergio: Infelizmente, o mercado editorial no Brasil vive um momento de colapso, com editoras e livrarias fechando e com a ocorrência de grande inadimplência em toda a cadeia. Além disso, existe uma crença de que livros de futebol não vendem. Então, na verdade, foi a única maneira que encontrei para viabilizar o projeto.


Supervasco: E como se trata de um financiamento coletivo, existe a possibilidade do livro não ser lançado?

Sergio: Olha, ainda estamos longe da meta estipulada mas já posso garantir que o livro será lançado. O que arrecadamos até o momento é suficiente para produzir uma edição de qualidade, do jeito que nossa torcida merece. O que pode acontecer (eu espero que não) é termos uma tiragem pequena, isso vai depender da arrecadação final. Por isso eu tenho incentivado a todos os que puderem, que garantam logo o seu exemplar! Mas atenção: a campanha se encerra no dia 27/4!!

Foto: Editora GorduchinhaCampanha
Campanha de financiamento coletivo para lançamento do livro


Supervasco: E como funciona?

Sergio: É só acessar o site www.kickante.com.br/livrovasco e escolher uma das cotas. Tem várias opções, dá pra comprar um livro, é possível colocar o nome na lista de beneméritos, ganhar marcadores de páginas exclusivos, comprar vários exemplares a preço promocional e até patrocinar o projeto. Todas as cotas contemplam fretes grátis para qualquer lugar do Brasil.


Supervasco: E depois, como serão as vendas?

Sergio: Como mencionei, eu espero que a gente consiga arrecadar o suficiente para  imprimir o maior número possível de livros e poder atender a toda a nossa imensa torcida de norte a sul do país. Quando a campanha acabar, o livro vai para gráfica, para impressão. Os que foram vendidos durante a campanha serão enviados pelo correio. Os que sobrarem, serão vendidos em eventos relacionados ao Vasco e através de um hotsite que irei disponibilizar para vendas diretas. É importante frisar que o livro Hoje é dia de Vasco não será vendido em livrarias! Mais um motivo para garantir logo o seu! Rs

Supervasco: Alguma mensagem final?

Sergio: Em primeiro lugar, muito obrigado ao Supervasco pelo apoio e parceria! O trabalho de vocês engrandece e muito o nosso clube! Aos fãs do site, eu queria reforçar o seguinte: Com o apoio de sócios e torcedores, nossos antepassados construíram o maior complexo esportivo de seu tempo. A prática da vaquinha faz parte da nossa tradição, com muito orgulho e com muito amor! E eu conto com a participação de toda a massa cruzmaltina para surpreendermos a todos mais uma vez e realizar uma arrecadação gigante, do tamanho da grandeza de nosso Club! Obrigado a todos e Saudações Vascaínas!

Fonte: SuperVasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir