Clube

Confira os principais tópicos da apresentação de Ramon Menezes na VascoTV

Figura importante e vitoriosa nos tempos de jogador, Ramon Menezes, 47 anos, foi apresentado na noite desta sexta-feira como novo treinador do Vasco. E a pandemia do novo coronavírus deu ar inovador à primeira entrevista coletiva do substituto de Abel Braga. Jornalistas enviaram perguntas em vídeo à assessoria do clube, que fez uma transmissão ao vivo pelo Vasco TV.

- Vou trabalhar muito no sentido de sempre colocar o Vasco na melhor colocação possível. Tenho identificação pelo clube, gosto e tenho carinho. Sei da grandeza do Vasco e do seu torcedor. Eu sou mais um torcedor, acho que as pessoas me enxergam assim. Fiz como jogado e espero fazer como treinador. Estou feliz e com muita vontade de começar a trabalhar, mas sabemos do atual momento - disse logo no início da transmissão Ramon.

Um pouco antes do novo técnico começar a falar, o presidente Alexandre Campello anunciou que lançará uma campanha para arrecadar alimentos destinados a comunidades carentes neste período de quarentena. A iniciativa será detalhada no domingo, mas quem quiser ajudar poderá levar as doações a São Januário.

Veja mais respostas de Ramon

Trabalhar com Antônio Lopes e Júnior Lopes

Recebi com muita satisfação e orgulho trabalhar com Lopes. Eu aprendi muito com ele, fez parte de uma geração vitoriosa. A gente sabe o quão difícil é. Ele tem o DNA vascaíno. O Junior é qualificado, respira o Vasco há muitos anos e isso será muito importante. A gente tem conversado sobre a formação da CT, vamos chegar a um consenso. Vamos trazer mais um auxiliar e mais um preparador físico. Tenho ótima relação com quem está no clube, vamos ter integração total. O ambiente é fantástico. Os jogadores são guerreiros, tenho orgulho de vê-los trabalhar. A força do trabalho é essa.

O Lopes, então, tem o DNA vascaíno. É uma referência como pessoa, como pai de família e como grande profissional que é. Ele deixou o nome registrado na história do futebol brasileiro. Teve o nome na história do Vasco, e eu tive a felicidade de fazer parte disso. Fico feliz de voltar a trabalhar com ele. O Júnior se preparou muito, vai seguir os passes do pai. Fez as últimas licenças na CBF, fizemos os cursos juntos. Ele trabalhou com grandes treinadores, com Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes. Ele vai agregar muito ao trabalho.

Carinho da torcida

Fiquei muito feliz com as mensagens que eu recebi. Sou um torcedor. Sei o que a torcida deseja, então, estou com a faca nos dentes para começar a trabalhar.

Elenco x resultados

A minha projeção é pautada em cima do meu trabalho e do trabalho dos jogadores. Eles são grande profissionais, temos várias lideranças no grupo. O elenco é bom de trabalhar, eu conheço a característica de todos. Eu tenho certeza de que vamos fazer um grande trabalho, é o meu objetivo.

No Carioca, temos dois jogos e há a obrigação de ganha-los. A classificação não depende só da gente. Respeitamos os rivais, mas tenho de ganhar esses dois jogos. Na Copa do Brasil, uma competição importantíssima ao clube e aos jogadores, perdemos na ida de 1 a 0 ao Goiás. Vamos, com todo o respeito, mas com a força e determinação do grupo reverter o quadro fora de casa. Na Sul-Americana, com a situação do coronavírus, está em aberto, mas eu quero ir longe.

Estilo de jogo

Cada um tem uma metodologia, cada um pensa de uma maneira. As experiências que eu trago foram positivas e importantes para eu chegar aqui. Eu enxergo futebol como um jogo bonito e voltado pela organização. É a organização defensiva, ofensiva e nas bolas paradas. Eu acho que o jogador tem de ter função dentro de campo. Eu conheço os jogadores, isso está a meu favor. Vamos trabalhar muito, esse é o nosso objetivo.

Primeira chance em time grande

A capacidade passa pela oportunidade. É uma grande oportunidade na minha vida e na minha carreira. Eu não sou o primeiro e tampouco o último a começar desta maneira. Desde que me entendo por gente, respiro futebol. Meu pai jogava futebol, meus tios também. Aos 11 anos, fui para o Cruzeiro. Em sete anos cheguei ao profissional, que durou até 2012. Foram 22 anos de atleta, o que me traz bagagem muito grande. E muito tempo na Série A. Eu vivi grandes momentos, joguei com grandes jogadores e trabalhei com grandes treinadores. Quando parei de jogar, tem a parte didática. Eu fiz todos os cursos da CBF nos últimos cinco anos. Eu estudo e respiro futebol 24 horas por dia. Confio muito nisso. O momento interno é bom, de confiança nos atletas e no trabalho.

Formação do grupo

Vamos planejar. No elenco, temos 37 ou 38 jogadores. Destes, 24 oriundos da base. O Vasco tem por característica revelar os jogadores. Edmundo, Felipe, Carlos Germano, Pedrinho... Mais atrás tem Romário, Yan, Gyan, Mauricinho... O Vasco sempre teve facilidade em revelar. Agora, temos de tomar cuidado para não queimar etapas. Hoje é tudo muito precoce. Se ele não fizer tudo o que se espera, o jogador pode se perder. Então, temos de ter cuidado.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário