Futebol

Confirmado: Renato está fora do Vasco. Destino: Corinthians

O técnico Renato Gaúcho não resistiu à eliminação do Campeonato Carioca e não é mais o técnico do Vasco. A decisão foi tomada após um jantar nesta quinta-feira com o vice-presidente de futebol do clube carioca, José Luiz Moreira, mas o anúncio oficial será dado somente nesta sexta-feira. Pessoas ligadas à atual diretoria defendem a volta de Antônio Lopes.

Renato, inclusive, já teria um almoço marcado com um representante do Corinthians nesta sexta-feira. O presidente do Timão, Alberto Dualib, descartou nesta quinta a contratação do técnico Paulo César Carpeggiani.

Depois da eliminação da Copa do Brasil para o Gama no meio da semana passada e a derrota para o Cabofriense na última rodada da primeira fase da Taça Rio deixou a situação de Renato Gaúcho muito delicada. Ainda mais que durante a partida em Cabo Frio, Romário, que assistia ao jogo no estádio Alaor Corrêa, criticou o treinador (além do atacante Leandro Amaral) por comentarem sobre a pressão que o Vasco sofria devido à expectativa pelo milésimo gol do Baixinho.

O ex-jogador chegou ao Vasco em 18 de julho de 2005, com a missão de dar um padrão à equipe, que já havia sido comandada por Joel Santana e Dario Lourenço ao longo da temporada. O melhor resultado que Renato conseguiu foi o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2006, perdendo a decisão para o arqui-rival Flamengo.

No mesmo ano, o time cruzmaltino falhou novamente na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América, terminando na sexta colocação do Campeonato Brasileiro após empatar na última rodada em 0 a 0 com o Figueirense, em Santa Catarina. Assim, o Vasco terminou na sexta colocação do torneio, a um ponto do Paraná, que levou a vaga mesmo empatando sem gols com o São Paulo em casa na última partida.

Nesta temporada, no entanto, a equipe foi eliminado das três competições que disputou no primeiro semestre. No Campeonato Carioca, caiu nas semifinais da Taça Guanabara para o Flamengo e da Copa Rio para o Botafogo, nos pênaltis. Na Copa do Brasil foi ainda pior: o time de São Januário caiu em casa após perder para o Gama por 2 a 1 em pleno Maracanã lotado, à espera do milésimo gol de Romário.

Um detalhe que facilitou o desligamento de Renato foi o fato de o treinador não ter uma multa rescisória. Caso a demissão seja mantida, também deixarão São Januário o coordenador de futebol , Valdir Espinosa, e o preparador físico Alexandre Mendes.

Fonte: Lancenet/Gazeta Esportiva
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário