Clube

Conflito entre Vasco e 777 pode durar até dois anos

O conflito entre Vasco e 777 Partners, pelo controle da Sociedade Anônima do Futebol do clube, só deve ser dirimido entre um ano e meio e dois anos, tempo médio que os processos demoram para ser finalizados na arbitragem.

As partes vão se enfrentar na Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. A instituição foi escolhida por ambos para ser o fórum responsável para julgar desentendimentos entre as partes.

A Câmara Arbitral ainda deve demorar de 30 a 60 dias para ser instalada, e só então o processo vai ser iniciado. Cada parte deve indicar um árbitro e eles podem pedir a impugnação do indicado pela outra parte. A partir daí, a tramitação começa.

Porém, há uma alternativa para que o prazo seja menor. Caso apareça um comprador para a parte da 777, a venda pode ser decidida dentro do processo da arbitragem. E há quem defenda que essa é a melhor saída para ambos os lados, já que todos se livrariam do problema e o investidor teria segurança jurídica.

Entenda o caso

Os dois lados passaram a divergir após a nova administração do clube associativo assumir, no início do ano. Inclusive, foram eles que acionaram a arbitragem, conforme previsto em contrato.

A justificativa é que a 777 enfrenta processo por fraude nos Estados Unidos e não vem honrando compromissos financeiros no exterior, o que faz a situação do Vasco ser temerária. O grupo americano tem até setembro para pagar o próximo aporte ao clube.

Recentemente, a Justiça do Rio de Janeiro transferiu o controle da SAF para o Vasco, retirando das mãos da 777. A empresa recorreu, mas não conseguiu reverter a decisão. Agora, como o caso está na arbitragem, dificilmente a Justiça comum dará continuidade a essa ação, por não ser o fórum competente para tal.

Fonte: Metrópoles
  • Quarta-feira, 10/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Corinthians Corinthians 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir