Política

'Confraria Vascaína' publica nota sobre empréstimo pedido pela diretoria

A tomada de um empréstimo de recursos no montante daqueles demandados pela diretoria administrativa não é - e não pode se tornar - um fato corriqueiro. As condições financeiras do clube exigem que qualquer passo que signifique a contração de novas dívidas seja cuidadosamente analisado pelo Conselho Deliberativo. Qualquer posicionamento dos conselheiros que signifique um afastamento das funções de monitoramento das decisões que envolvem o Club de Regatas Vasco da Gama representa uma falha nas atribuições do conselho e, por consequência, um prejuízo à governança de longo prazo da instituição.

O pedido de informações adicionais para a aprovação do empréstimo, expresso na reunião do Conselho Deliberativo realizada no dia 17 de agosto, simboliza o compromisso do Conselho Deliberativo diante de suas atribuições, de modo que os recursos entrem no caixa do clube de forma responsável, ponderada e sem prejuízos para a tão necessária recuperação das finanças do clube.

A Diretoria Administrativa, instada pelo Conselho Deliberativo, agiu com transparência nas semanas seguintes ao pedido de adiamento da decisão sobre o empréstimo, e proveu os conselheiros com novas informações acerca das finanças do clube e dos planos para o emprego dos recursos a serem obtidos no mercado.

Tendo clareza quanto aos planos da Diretoria Administrativa e certificando-se de que os recursos serão empregados de forma responsável, a Confraria Vascaína ficou satisfeita em juntar-se à maioria dos conselheiros e aprovar o empréstimo. Nosso grupo se mantém como uma oposição responsável à presidência de Alexandre Campello, demandando explicações quando necessário e sendo capaz de acolhe-las quando houver merecimento.

Lamentamos, contudo, as infelizes declarações do presidente Alexandre Campello, que segue tentando justificar os insucessos da captação de recursos para o clube com os pedidos de transparência feitos pela oposição. Êxito administrativo e transparência não são conceitos antagônicos. Pelo contrário.

Por fim, a Confraria não pode se furtar de condenar de forma veemente a agressão sofrida por dois conselheiros da Sempre Vasco após a reunião do Conselho Deliberativo. A recuperação do Club de Regatas Vasco da Gama passa pela cessação das hostilidades que marcam o processo político no clube. Infelizmente, estamos convencidos de que a agressão tem relação direta com as engrenagens políticas do clube, e esperamos que sejam dadas respostas sobre as circunstâncias e sobre os seus perpetradores e eventuais mandantes.

Sem a manutenção do diálogo e a aceitação do contraditório, não existe cenário de recuperação moral, política e financeira do Club de Regatas Vasco da Gama.

Fonte: Facebook Confraria Vascaína
  • Domingo, 16/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Santos Santos 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 20/08/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olimpia Olimpia
    Copa Sul-Americana Defensores del Chaco
  • Domingo, 23/08/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Nubank Parque
  • Quarta-feira, 26/08/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 29/08/2026 às 21h20
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Spinelli 7
Jogos
Vitórias 16 (36,36%)
Empates 14 (31,82%)
Derrotas 14 (31,82%)
Total 44
Gols
Marcados 56 (52,83%)
Sofrido 50 (47,17%)
Total 106
Saldo 6
Cartões
Amarelos 88 (91,67%)
Vermelhos 8 (8,33%)
Total 96