Futebol

Conheça a Ferroviária-SP, adversário do Vasco na primeira fase da CdB 2022

Ainda sem data marcada, Vasco tem vantagem do empate para a primeira partida

O Vasco já conheceu o seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil. É a Ferroviária de Araraquara, do interior de São Paulo. Em sorteio na tarde desta segunda-feira (17), o Gigante já sabe seu caminho para tentar o bicampeonato da Copa nacional. Ainda sem data definida, o jogo será na casa do rival, e o Vasco tem a vantagem do empate.

A Associação Ferroviária de Esportes foi fundada em 12 de abril de 1950, por funcionários da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), tanto que a sua cor predominante é grená, por causa da cor dos vagões de trem da época. A ligação com a estrada de ferro não para por aí, uma vez que o escudo do time é o mesmo da estrada de ferro, mas com as letras invertidas.

A Ferrinha jogou a primeira divisão do campeonato paulista pela primeira vez em 1956 e ficou até 1965 na elite. Voltou em 1966 e ficou na primeira divisão do Paulistão até 1996, quando caiu para a Série A-2. Nos anos 60, era uma pedra no sapato do Santos de Pelé, e além do tricampeonato do interior (em 1967, 68 e 69), também chegou as oitavas de final do Campeonato Brasileiro de 1983 e à semifinal no Paulista de 85. A partir de 1997, passou por altos e baixos nas divisões inferiores, sendo o ponto mais baixo, a Série B-1 (quarta divisão) em 2001 e 2004.

Mas a história da Locomotiva começou a mudar em 11 de novembro de 2003, quando o clube, que vivia uma grave crise financeira, criou uma empresa destinada à gerir o futebol, em um modelo parecido com o das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs). Nascia naquele momento, a Ferroviária Futebol S/A, que até hoje, é responsável por administrar o departamento de futebol do time grená.

Os bons resultados começaram a aparecer. Em 2004 mesmo, a AFE subiu da quarta para a terceira divisão; da terceira para a segunda em 2007 e em 2015, fez o seu retorno à primeira divisão após 19 anos. O bom desempenho em competições estaduais levou a Locomotiva à Copa do Brasil pela primeira vez em 2006, ainda quando estava na Série A3 do Paulistão. O clube de Araraquara também disputa a Série D, sendo que em 2022, vai para a sua quinta participação seguida.

Além do desempenho no futebol masculino, a Ferroviária é um time muito respeitado e vencedor no futebol feminino, onde é pentacampeão paulista, campeão da Copa do Brasil, Brasileirão e até uma Libertadores na categoria, além de ter jogadoras frequentemente convocadas para a Seleção Brasileira.

Nos últimos anos, a Ferrinha recebeu um grande aporte financeiro do empresário e bilionário Saul Klein, herdeiro das Casas Bahia. Com esse dinheiro, o clube trouxe jogadores famosos, como Bruno Mezenga, que foi artilheiro do Paulistão 2021 e logo depois saiu para o Goiás. No entanto, esse investimento se mostrou uma verdadeira decepção para o torcedor, uma vez que o maior objetivo da Ferroviária, que é subir para a Série C não foi alcançado nem em 2020, muito menos em 2021. E mesmo sem o investimento do herdeiro das Casas Bahia, que saiu da sociedade no fim de 2020, o time grená segue sendo um dos mais fortes e competitivos do interior paulista.

Curiosamente, o Gigante da Colina e a Locomotiva já se enfrentaram duas vezes: Vasco e Ferroviária só se enfrentaram duas vezes na história: em 1951, vitória vascaína por 5×0, 4 gols de Friaça e um de Tesourinha, e em 1959, com um empate em 3×3 em Araraquara; os gols vascaínos foram de Almir, Rubens e Paulinho, contra.

Se passar pela Ferroviária, o Vasco, que joga pelo empate, enfrenta o vencedor de Grêmio Anápolis (que vem a ser o atual campeão goiano) e Juazeirense (que já enfrentou o próprio Cruzmaltino em 2019). Na primeira fase da Copa do Brasil, o time melhor ranqueado sempre joga pelo empate, enquanto que na segunda fase, caso haja empate, a decisão será nos pênaltis. Na terceira fase, os vinte times sobreviventes se juntam a 12 times pré-classificados (campeões da Série B, Copas Verde e do Nordeste e os times brasileiros da Libertadores). Um novo sorteio define os confrontos, que a partir daí, passam a ser em ida e volta. O campeão garante vaga na Libertadores de 2023.
 

Foto: Divulgação/Tetê VivianiFerroviária-SP
Ferroviária-SP
Fonte: Papo na Colina
  • Domingo, 15/05/2022 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Bahia Bahia 0
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 19/05/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Guarani Guarani
    Campeonato Brasileiro - Série B Brinco de Ouro
  • Quinta-feira, 26/05/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Brusque Brusque
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 02/06/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 07/06/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Náutico Náutico
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio dos Aflitos
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Londrina Londrina
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir