Futebol

Conheça Clayton, o novo reforço do Vasco para a temporada

Com apenas 23 anos, Clayton já viveu os dois lados do futebol. O atacante, que está perto de ser anunciado como reforço do Vasco, surgiu como grande promessa no Figueirense, passou pelas seleções de base e foi contratado pelo Atlético-MG. Depois disso, não se firmou no Galo nem em Corinthians e Bahia.

A expectativa da torcida cruz-maltina é saber qual a versão de Clayton que chegará a São Januário: o jovem que atraiu interesse de clubes grandes ainda na base do Figueirense ou aquele que pouco jogou no Bahia?

- Ele tem muito para ajudar, com a comissão técnica tendo confiança nele. É um jogador de velocidade, tem bom domínio de bola, bom controle. Sempre vimos uma projeção muito boa, pelas características - disse Erasmo Damiani, que trouxe Clayton para o Figueirense ainda na categoria infantil.

Após se destacar na base, Clayton chegou a despertar o interesse do Palmeiras e de outros clubes, mas o Figueirense não quis negociá-lo. Em 2015, ele disputou o Pan-Americano com a seleção brasileira, uma equipe formada por atletas sub-23, e foi o vice-artilheiro da competição, com quatro gols - Luciano, hoje no Grêmio, marcou cinco.

Passagem apagada pelo Bahia

Em 2016, o atacante foi vendido ao Atlético-MG. Porém, não conseguiu se firmar. Seguiram-se empréstimos ao Corinthians e ao Bahia.

A passagem de Clayton pelo Bahia foi apagada. Em um ano inteiro pela equipe, ele atuou como titular em apenas seis oportunidades. No total, entre as temporadas de 2018 e 2019, ele entrou em campo 19 vezes e marcou dois gols, ambos no ano passado.

Clayton comemora gol pelo Bahia: foram dois em 19 jogos, durante um ano — Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Esperava-se que Clayton tivesse mais oportunidades neste ano, principalmente nas competições de menor nível técnico, mas, ainda assim, ele não conseguiu se firmar na equipe. Ainda em janeiro, irritou a torcida ao perder um pênalti contra o Bahia de Feira, pelo Campeonato Baiano – o Tricolor foi derrotado naquela partida.

A última vez que Clayton entrou em campo foi em 27 de julho, quando atuou por cerca de 25 minutos contra a Chapecoense.

Confiança e espaço no elenco do Vasco

Clayton chega para suprir uma lacuna no elenco do Vasco. Com a saída de Yan Sasse e os compromissos de Talles Magno na seleção sub-17, a diretoria identificou a necessidade de buscar mais um jogador de velocidade para o ataque.

Se Damiani acredita que Clayton pode render com confiança, esta também é a aposta da comissão técnica. Desde que assumiu o Vasco, Vanderlei Luxemburgo se notabilizou por aumentar a autoestima do grupo e fazer com que os jogadores rendessem mais. A expectativa é de que ele consiga isso também com Clayton.

O jogador realiza exames médicos nesta semana no Rio de Janeiro para poder ser anunciado oficialmente. O empréstimo de Clayton ao Vasco será até o fim do ano.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 10/10/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Sábado, 17/10/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117