Conheça o histórico, artilharia e recorde de público de Botafogo x Vasco

13/09/2020 às 11h53 - FUTEBOL

Botafogo e Vasco voltam a se encontrar nesse domingo (13) no Nilton Santos, às 20h30, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro jogo da sequência de três confrontos nos próximos 10 dias. O “Clássico da Amizade”, como é conhecido o duelo entre Alvinegros e Cruzmaltinos, faz 97 anos em 2020. É um dos clássicos mais tradicionais da cidade, que já decidiu diversos estaduais e finais de turno no Rio de Janeiro, porém será a primeira vez que as equipes se enfrentarão pela Copa do Brasil.

No final da década de 70, não haviam divisões no Maracanã, as bandeiras das duas torcidas eram carregadas para ambos os lados por todo anel do estádio. Depois que elas se cruzavam, os apaixonados por futebol aplaudiam deixando claro o clima de amizade entre os torcedores. Essa herança perdura até os dias atuais. Os jogos entre Vasco x Botafogo são um dos que menos tem ocorrência de brigas ao redor dos estádios. De acordo com o Batalhão de Polliciamento em Estádios (BEPE), o efetivo disponibilizado para este clássico é bem menor do que nos outros duelos entre os grandes do Rio.

HISTÓRICO

No histórico geral do confronto, em 293 jogos, o Vasco leva ampla vantagem para o Botafogo. São 124 vitórias Cruzmaltinas contra 79 Alvinegras. As duas equipes empataram 90 vezes. Em Campeonatos Brasileiros, o Gigante da Colina triunfou em 21 das 51 partidas, enquanto o Glorioso saiu como vencedor em 13 oportunidades. No total foram 17 empates.

ARTILHEIRO

Como muitos já sabem, Roberto Dinamite é o maior artilheiro dos clássicos cariocas, e no clássico da paz não é diferente. Com 25 gols, Dinamite, o maior ídolo do Vasco é o atacante que mais marcos nas partidas Alvinegras.

MAIOR GOLEADA

A maior goleada do clássico foi conquistada pelo Vasco. Em 29 de abril de 2001, o Gigante da Colina deu um verdadeiro chocolate no Maracanã e marcou 7×0 no Botafogo, pelo Campeonato Carioca de 2001. O destaque da partida ficou para Juninho Paulista que balançou a rede em duas oportunidades.

MAIOR PÚBLICO

O maior público do “Clássico da Amizade” foi registrado em uma partida pelo Campeonato Carioca de 1968. No dia 28 de abril daquele ano, o Vasco venceu por 2×0 com 149.005 presentes no Maracanã. Inclusive, “o maior do mundo” foi o estádio que mais recebeu os jogos entre as duas equipes, foram 205 partidas. Além do Maraca, São Januário, Nilton Santos, General Severiano e Laranjeiras, já receberam o clássico na cidade do Rio de Janeiro. Inclusive os dois clubes já se enfrentaram em outras cidades como: Volta Redonda (RJ), Aracaju (SE), Ipatinga (MG) e Brasília (DF).

Fonte: Esporte News Mundo