Torcida

Conheça o torcedor que escolheu o Vasco mesmo vivendo no Paraguai

Amor sem limites. O torcedor Rodrigo Sandoval nasceu no Paraguai e transborda carinho pelo Vasco. O vascaíno relata que a paixão pelo clube surgiu em 2003 quando ele viu pela televisão a final do Carioca. O Gigante da Colina foi campeão em cima do Fluminense e o vascaíno garante que foi um jogo incrível. Aquela partida conquistou o coração do menino de apenas oito anos.

Hoje Rodrigo tem 25 anos e pode ver grandes figuras do futebol vestindo a camisa do Vasco. O Edmundo, Pedrinho, Romário e Juninho Pernambucano são alguns ídolos que marcaram o torcedor. Em um passado mais recente, Rodrigo se identificou com o ex-goleiro Martín Silva que brilhava dentro e fora do campo. Ele acompanhava a carreira do arqueiro desde o Olímpia e ficou empolgado quando o paredão veio jogar no Vasco. No elenco atual ele admira o Benítez.

Foto: Divulgação/VascoFamília do Rodrigo
Família do Rodrigo

O torcedor vive em Assunção, mas já veio três vezes para o Rio de Janeiro visitar São Januário. Felizmente o estádio estava aberto e recebendo público, porque foi antes da pandemia atual. Rodrigo pode sentir o calor da festa vascaína. Ele trouxe sorte para o Vasco da Gama que venceu todas as partidas que o jovem estava presente. A primeira vez foi contra a Portuguesa, depois o jogo foi contra o Atlético-GO e a última o Vasco enfrentou o Bragantino. Rodrigo relembra esses momentos.

– A sensação foi muito boa ao entrar. É impossível não sentir um ar diferente. Parece que você entra no tempo e revive tudo, ainda mais vendo as decorações portuguesas. O ambiente fora do estádio é tranquilo e me arrepiou demais. Eu fiquei emocionado vendo todo mundo com as camisas do Vasco e sempre choro ao visitar o Caldeirão. Eu me misturo com os outros vascaínos, participo da festa e canto muito. Não me sinto estrangeiro em São Januário- Explica Rodrigo sobre as experiências de estar no Caldeirão.

O vascaíno relembra que esteve com o Vasco em todos os momentos e que jamais pensou em desistir do clube. Rodrigo garante que se aproximou mais do Almirante após o time ir jogar a série B em 2008. O vascaíno afirma que o amor foi maior que a situação. Ele pesquisou as letras das músicas da torcida e foi aprendendo a cantar em português. Nessa época o torcedor começou a procurar assistir todos os jogos e se informar sobre as notícias do clube. Infelizmente o amor pelo Vasco enfrenta a dificuldade da distância. Rodrigo fala sobre essa decisão de escolher o Vasco da Gama.

– É um pouco difícil torcer por um time brasileiro estando fora do Brasil. Aqui no Paraguai nós temos uma influência muito grande da Argentina em relação ao futebol. Só recebemos transmissões dos jogos de lá, logo as pessoas escolhem seguir o Racing, Boca, River etc. Meus amigos me perguntam por que eu escolhi o Vasco. É uma das perguntas que mais escuto e respondo cantando a música dos camisas negras em espanhol. Tenho muito orgulho. Além disso a minha família tem conexão com o Vasco. A minha tia, por exemplo, foi uma das arquitetas do atual CT- explica Rodrigo.
 

Colecionando memórias o torcedor vivenciou o título inédito da Copa do Brasil que a equipe do Vasco conquistou em 2011. Ele garante ter sido um dos momentos mais marcantes na vida dele. Rodrigo finaliza o bate-papo falando como foi.

– No colégio eu não parava de falar do jogo com os meus colegas que gostavam de futebol sobre a final. Após a conquista do campeonato fiquei gritando VASCO para todo mundo ouvir- conclui Rodrigo.

Fonte: Site Oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri