Quem é seu Haroldo?
Um amigo que fiz.
Um grande homem que conheci.
Seu Haroldo é um exemplo de vida para todos nós.
Ele tem apenas 84 anos e é meu colega de turma na Faculdade Câmara Cascudo no curso de Direito. Pagamos uma matéria juntos.
Não tenho a menor dúvida em afirmar que Seu Haroldo é um iluminado, pois chegar nesta idade já é difícil, imagina então com o vigor e a lucidez desse seridoense.
Fiz algumas anotações e gostaria de dividir com vocês um pouco da experiência passada pelo aluno do 2º período de Direito.
Então vamos nós!
Porque o senhor resolveu fazer o curso de Direito aos 84 anos de idade?
Seu Haroldo Para ocupar meu tempo. Fiquei viúvo no ano passado e não aceitei a solidão. Não aceitei a ausência de minha esposa (pausa para chorar baixinho). Assim sendo, resolvi fazer o curso de Direito que um dia (1948) comecei e não terminei.
O senhor toma algum tipo de remédio?
Seu Haroldo Os remédios que preciso não são vendidos em farmácias. Os remédios que preciso são ocupação e companhia. Moro sozinho desde que minha esposa morreu e o médico me passou alguns remédios para que eu pudesse dormir. Não aceitei, pois sou lúcido e quero escolher o que é melhor para minha pessoa.
O senhor disse que já fez a Faculdade de Direito. Onde foi e quando foi?
Seu Haroldo Fiz vestibular para Direito (e passei) em 1948 no Rio de Janeiro, pois tinha mudado para lá. Agora, como fui chamado para trabalhar na antiga IAPETC fui transferido para Recife e não pude transferir minha faculdade. Então, fiquei seis anos fora da faculdade. Quando foi no ano de 1955 fui transferido para Natal e consegui transferir minha faculdade. Chegando aqui outro problema, pois pagava apenas quatro (4) e trabalhava o dia inteiro, então, naquela época não tinha a menor condição de freqüentar a Faculdade. Tive a felicidade de ter no pouco tempo em que freqüentei a Faculdade o mestre, Luiz da Câmara Cascudo, como meu professor. Ele foi meu professo de Direito Romano.
Quando terminar seu curso de direito pretende seguir qual área?
Seu Haroldo Só não quero ser da penal, pois não defenderia um criminoso, muito embora deixe claro que eles têm todo direito do mundo a defesa. Quero seguir à previdenciária ou civil. Todos nós temos amor próprio e gostamos de ser elogiado. E eu estou muito satisfeito pelo reconhecimento de todos aqui na faculdade. Tive uma média geral de 7.8 e isso eu consegui estudando em casa.
O senhor passou quando tempo casado?
Seu Haroldo Tive 62 anos de convivência com minha esposa. Desde cedo aprendi que temos que aprender a aceitar as virtudes e os defeitos. Conheci minha esposa numa Festa de Santana em 1948 e posso lhe assegurar que fui muito feliz (chora) e que sinto sua falta até hoje. Tenho três filhos e agradeço todos os dias a Eudozia Mariza de Medeiros por ter me dado tantas alegrias ao longo de sua existência.
O senhor gosta de futebol. Caso afirmativo torce por algum clube?
Seu Haroldo Sim. E torço pelo Vasco da Gama, pois quando era adolescente no Rio de Janeiro aprendi a gosta do clube. Aqui em Natal gosto dos dois principais clubes, ABC e América, e torço por eles quando jogam contra quaisquer outros clubes de outros estados. O que me entristece no nosso futebol é ver que aqui chegam um monte de pernas-de-pau que vem apenas tomar dinheiro dos nossos clubes. Para você ver de como gosto de futebol sei até hoje a escalação da Seleção Brasileira de 1938. Batatais, Domingos e Norival -, Pedro Procópio, Mariz e Afonsinho -, Romeu, Penacio, Leônidas, Tim e Patesco .
Um sonho?
Seu Haroldo Continuar sendo feliz pelo resto da minha vida. O segredo da nossa passagem por aqui esta na felicidade. Nunca deixei ninguém dizer como será meu dia. Eu mesmo sempre saio de casa dizendo como ele será. Por isso posso passar o mesmo conselho para as pessoas.
Do blog: Pois é amigos, como podemos observar seu Haroldo é mesmo um homem especial. Que ele possa concluir o curso de Direito e continuar nos mostrando tantas coisas boas como as citadas acima.
Que belo exemplo de vida
Seu Haroldo é uma figura maravilhosa
Conversei (não entrevistei) demoradamente no dia de ontem com seu Haroldo.
Mais lidas