Futebol

Conmebol toma decisão sobre times que tiverem atletas com covid-10

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu que não adiará jogos da Libertadores ou da Sul-Americana, mesmo se times tenham muitos casos de contaminados pela Covid-19. Reunião do Conselho nesta quinta-feira (13) bateu o martelo que se um time não se apresentar perderá por WO - vitória a uma equipe quando o adversário está impossibilitado de competir.

É diferente da postura que vem adotando a CBF no Campeonato Brasileiro, que tem optado pelo adiamento — houve um em cada uma das três principais divisões até agora. A confederação brasileira, porém, tem uma janela maior do que a Conmebol para ajustar partidas até fevereiro de 2021, quando pretende acabar o Brasileiro. O discurso para Libertadores e Sul-Americana é que não há datas para reagendamento de jogos e isso foi avisado a todos os membros do Conselho.

Por isso que a reunião desta quinta também decidiu aumentar de 30 para 40 o número de inscritos para a sequência dos torneios sul-americanos. A ideia é evitar que uma equipe fique sem atletas para atuar — algo bem improvável já que com sete jogadores se pode iniciar um jogo. Mesmo assim a Conmebol fez questão de crescer a lista para evitar reclamações dos participantes e pedidos de adiamentos caso haja contaminação de vários jogadores.

Na reunião foi dito que isso também faz com que os clubes realmente entendam sua responsabilidade no cumprimento dos protocolos. A Conmebol elaborou um guia médico que exige exames de PCR de toda a delegação 24 horas antes dos jogos e com instruções para viagens — a entidade liberou dinheiro para ajudar que os clubes fretem aviões.

Caso alguma nação feche a fronteira e um time não possa entrar para jogar, a Conmebol decidiu que será obrigação do mandante marcar a partida para outro país — o blog revelou que por causa da pandemia a Conmebol havia liberado os clubes a atuarem como anfitriões em vizinhos.

Essa possibilidade é vista como improvável pela Conmebol, que está em contato com as autoridades locais para abrir exceções sanitárias às delegações que viajarem para jogar a Libertadores ou a Sul-Americana. A Libertadores tem previsão de volta em 15 de setembro, com sete brasileiros (Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Inter e Athletico) e a Sul-Americana no fim de outubro com dois (Bahia e Vasco).

Fonte: Blog do Marcel Rizzo - UOL
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0