Futebol

Conselhos para vingar num clube grande

Enquanto alguns jogadores de clubes de menor expressão que estão se destacando neste Campeonato Carioca tentam mostrar que têm condições de voltar a um time grande como Têti, Muriqui e Alex, o veteranos Djair e Válber, de Madureira e América, respectivamente, já tiveram bons momentos pelos quatro principais clubes do Rio e dão conselhos de como esses atletas podem render.

- Jogador precisa ser malandro, inteligente. Não pode achar que só por estar em um clube grande pode tudo. Se aqui ele treina 30 vezes, no clube grande ele precisa treinar 40 vezes. Fazer a mesma coisa que faz aqui, com muita seriedade - ressalta Djair, de 34 anos, ex-jogador de Botafogo, Flamengo e Fluminense.

Já Válber, com 38 anos, 20 deles dedicados ao futebol, acha que falta incentivo por parte de alguns técnicos e, principalmente, dos clubes.

- O treinador precisa incentivá-los. Jogar bola, eles sabem, só precisam de um pouco mais de carinho e atenção. Clube grande é pressão o tempo todo - destaca o capitão e líder do América.

Para os treinadores das equipes de menor porte, a pressão nos grandes clubes do Rio é o principal fator que acarreta na queda de rendimento de alguns atletas.

- Em time grande, o cara faz um jogo e já tem cobrança. A concorrência também é maior. Há um imediatismo, que até existe em um time pequeno, mas que em um grande, sem dúvida, é bem maior - opina o treinador do Americano, Válter Ferreira.

- A pressão em um time grande torna as coisas mais difíceis, com certeza. Em um Flamengo, Fluminense, Botafogo ou Vasco, só há um resultado: a vitória. E isso pode comprometer o trabalho de alguns atletas - explica Alfredo Sampaio, técnico do Madureira.

Para Ademir Fonseca, treinador da Cabofriense, que chega pela segunda vez às semifinais do Carioca, os próprios clubes não conseguem dar condições para que os jogadores desenvolvam o seu futebol.

- Se esses jogadores tiverem o mesmo comportamento, podem render. Mas, às vezes, o próprio treinador de um time grande não conhece o jogador, o que ele pode apresentar. O trabalho, certas vezes, não é bem desenvolvido - opina.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir