Futebol

Contra o Olimpia, Vasco tem altos e baixos

Às vésperas do confronto que vai definir uma vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Vasco volta a encontrar um adversário que participou de diferentes momentos da equipe na temporada. Quatro meses, três confrontos e três cenários distintos: o Olimpia já enfrentou a equipe duas vezes na fase de grupos e uma nas oitavas. Na quinta-feira, no Paraguai, o quarto encontro vale a classificação.

Goleada e uma das melhores atuações do ano ao longo desse período. O Vasco goleou por 3 a 0 em São Januário em abril; perdeu por 3 a 1 no Paraguai em maio; e empatou sem gols no Rio na última quinta-feira. Nos dois primeiros jogos, Renato Gaúcho ainda comandava a equipe. No mais recente, Pedro Emanuel estava perto de completar um mês no cargo.

Goleada e uma das melhores atuações do ano

O primeiro encontro aconteceu no dia 30 de abril, pela terceira rodada da fase de grupos. Mesmo com desfalques e sem Renato Gaúcho à beira do campo por suspensão, o Vasco dominou o Olimpia e venceu por 3 a 0 em São Januário.

Puma Rodríguez abriu o placar, Nuno Moreira ampliou e Adson fechou a goleada. O atacante foi um dos destaques da partida ao participar diretamente dos três gols, com duas assistências e uma bola na rede. O resultado colocou o Vasco na liderança do grupo e deixou a equipe em boa situação na disputa por uma vaga direta nas oitavas de final.

No Paraguai, reservas e problemas pelo alto

Três semanas depois, o Vasco voltou a enfrentar o Olimpia, desta vez no Paraguai. Com o Campeonato Brasileiro como prioridade naquele momento, Renato Gaúcho preservou parte dos titulares e escalou uma equipe bastante modificada.

Os três gols paraguaios saíram em jogadas pelo alto, problema que já aparecia com frequência na defesa vascaína naquele período. A derrota também teve impacto na campanha: o Vasco perdeu a liderança da chave e, ao terminar a fase de grupos na segunda colocação, precisou passar pelos playoffs antes de chegar às oitavas.

Mesmo assim, o Vasco saiu na frente com Carlos Cuesta no fim do primeiro tempo. Depois do intervalo, porém, o Olimpia virou a partida e venceu por 3 a 1. João Victor foi expulso quando o placar ainda estava empatado.

Três meses depois, outro Vasco

No jogo mais recente, já com Pedro Emanuel como treinador, o Vasco não sofreu defensivamente com a bola aérea e terminou a partida sem ser vazado. Na comparação com a goleada de abril, a equipe também tinha mudanças importantes do meio para trás. Lucas Freitas, Lucas Piton e Hugo Moura foram titulares no 3 a 0; já no último encontro, Robert Renan, Cuiabano e Thiago Mendes começaram a partida. Barros, que saiu do banco no primeiro duelo, foi titular nas oitavas.

No setor ofensivo, por outro lado, a continuidade foi maior. Adson, Nuno Moreira e Johan Rojas, protagonistas da goleada em abril, voltaram a começar no jogo de ida das oitavas.

Agora, o quarto duelo da temporada será também o mais decisivo. Depois do empate sem gols em São Januário, quem vencer na quinta-feira, no Paraguai, avança às quartas de final da Sul-Americana. Um novo empate leva a definição da vaga para os pênaltis.

Foto: Dikran Sahagian/VascoPuma Rodríguez comemora gol contra o Olimpia
Puma Rodríguez comemora gol contra o Olimpia

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 2
    Botafogo Botafogo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Sábado, 17/10/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 24/10/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 29/10/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 24 (43,64%)
Empates 15 (27,27%)
Derrotas 16 (29,09%)
Total 55
Gols
Marcados 78 (56,93%)
Sofrido 59 (43,07%)
Total 137
Saldo 19
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117