Imprensa

Contrato da Globo com os clubes na mira do CADE

Os contratos entre a TV Globo e os clubes sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro nos próximos quatro anos contêm cláusulas que supostamente ferem as regras estabelecidas pelo Cade para a venda desses direitos.

O LANCE! conseguiu cópias dos acordos feitos pela Globo referentes a várias mídias.

O Cade estabeleceu que a Globo pode comprar os direitos livremente desde que não se configure que os clubes estão agindo coletivamente e que as propriedades sejam vendidas separadamente, em no mínimo cinco contratos. Para caracterizar negociações individuais, a Globo assinou cinco contratos com cada clube: TV aberta (mais publicidade estática), TV por assinatura (mais direitos internacionais), pay per view, internet e celular.

Mas em todos os contratos de cada clube existem cláusulas que remetem aos acordos com outros clubes e também estabelecem deveres que devem ser cumpridos coletivamente pelos clubes.

Os principais artigos que falam de direitos e responsabilidades coletivas são os referentes ao fundo de custeio e à compra dos direitos de transmissão de clubes que não tenham assinado diretamente com a TV Globo. Os contratos deixam claro que é obrigação dos clubes em conjunto convencer esses clubes a aderir ao contrato (veja quadro).

Até o contrato em vigor (2009-11), quem fazia isso era o Clube dos 13. Em todos esses artigos, foi incluída a expressão “clubes cedentes” (diferenciando de “cedente”, que é o clube que assina aquele contrato).

Glossário
Os contratos têm um anexo que caracteriza como “clubes cedentes” “o cedente e quaisquer dos demais ‘clubes listados’, que efetivamente vierem a celebrar junto à ‘cessionária’ (Globo) contratos de cessão de direitos de transmissão...”.

Os ‘clubes listados’ são citados expressamente no contrato: Atlético-PR, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória. São 18 dos 20 filiados do Clube dos 13 – todos menos Guarani e Portuguesa.

O Cade informou que seus auditores não irão se pronunciar até que recebam os contratos das mãos da própria TV Globo, mas reafirmou que cláusulas coletivas estão sujeitas às suas regras.
Colaboraram Alessandro da Mata e Amélia Sabino

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 01/04/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 1
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Couto Pereira
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (38,89%)
Empates 6 (33,33%)
Derrotas 5 (27,78%)
Total 18
Gols
Marcados 26 (56,52%)
Sofrido 20 (43,48%)
Total 46
Saldo 6
Cartões
Amarelos 29 (90,63%)
Vermelhos 3 (9,38%)
Total 32