Lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 13 pontos, o Vasco põe à prova contra o Flamengo, hoje, às 22h, no Maracanã, um dos poucos motivos de orgulho da temporada: o grande desempenho em clássicos. Se vencer ou empatar, passará às quartas de final da Copa do Brasil.
O Flamengo precisa vencer por dois gols de vantagem, ou por um de diferença, por qualquer placar, para forçar os pênaltis — neste caso, o Flamengo teria a escrita a seu favor, já que venceu suas últimas sete disputas de penalidades, desde 2007.
A vitória no primeiro jogo confirmou o retrospecto positivo do Vasco contra o arquirrival rubro-negro este ano: foram três vitórias — uma delas que valeu vaga na final do Campeonato Carioca —, um empate e uma derrota nos confrontos oficiais. Há quatro jogos, o rubro-negro não sabe o que é fazer gol no time de São Januário. Um aproveitamento que a defesa vascaína não repete no Brasileiro: com 34 gols sofridos, o Vasco é o time mais vazado da competição.
Se, pelo menos, mantiver a escrita contra o Flamengo, já será suficiente para passar de fase. Hoje, Anderson Salles e Rodrigo devem formar a zaga. Recuperado de lesão, Luan fica no banco.
Apesar da derrota no jogo de ida, o atacante rubro-negro Paolo Guerrero, que encerrou na vitória de domingo sobre o São Paulo um jejum de cinco partidas sem marcar, tratou de colocar mais molho na rivalidade ao prever vitória hoje por 3 a 0, com um gol dele, e dizer que quer “passar por cima do Vasco” em entrevista ao programa “Futebol de Verdade”, anteontem, diante de Zico e Juninho Pernambucano, na Rádio Globo.
— Nossa resposta é no campo. Não gosto de responder a jogador. O que queremos é a classificação — afirmou o técnico vascaíno, Jorginho. — O mais importante é que os meus atletas estão muito concentrados. Não existe provocação, não tem que ficar discutindo dentro de campo. Temos que jogar futebol.
Do lado rubro-negro, Oswaldo não recriminou Guerrero pela declaração polêmica.
— Otimismo é inerente ao futebol. Se você quer vencer, tem de ser otimista. Não vejo nada em desacordo com isso. Esse é meu pensamento, e não altera em nada o jogo. Vasco x Flamengo sempre foi assim, o importante é na hora que a bola rolar — declarou o técnico.
No ataque, o Vasco não terá duas de suas principais contratações no ano. Dagoberto e Herrera estão barrados e nem concentraram com a equipe. Os “medalhões” foram substituídos no banco de reserva por Thalles e Rafael Silva. Dagoberto fez apenas um gol pelo Vasco, no Carioca, enquanto Herrera também marcou só um gol, pela Copa do Brasil.
No Flamengo, Oswaldo não terá o zagueiro Wallace, suspenso, e o meia Alan Patrick, que já atuou na Copa do Brasil pelo Palmeiras. Ontem, o treinador fechou o treino, e não deu pistas sobre a escalação. A principal dúvida é no gol: recuperado de uma contusão no tornozelo que o tirou dos últimos cinco jogos, Paulo Victor pode reaparecer no time. César, seu substituto, falhou no gol do São Paulo.
— A equipe está preparada para o jogo de amanhã (hoje) — limitou-se a dizer Oswaldo.