Por Leandro Valente
A rotina de grandes jogos prosseguiu na 3ª rodada da Copa Vasco, disputada no último sábado. Com uma temperatura agradável, perfeita para a prática do futebol, a garotada pôde mostrar bastante talento a um público total de cerca de 2.000 pessoas, que curtiu cada lance com muito entusiasmo. Nos intervalos dos jogos da manhã, alguns pequenos atletas aproveitaram para assistir ao treino do time profissional. Afinal, era véspera do clássico dos milhões e o clube vivia um clima de decisão mesmo que apenas de turno.
Logo no início da manhã, uma partida do mirim chamou a atenção: B.Ball/Império do Gol 11 x 4 Ilha Gol. Nela, o meia João Marcos, 12 anos, se destacou. O menino fez dois gols na vitória de seu time e, acima disso, mostrou muita habilidade com a bola nos pés. De dribles fáceis a algumas arrancadas, João Marcos, que é canhoto, lembrou o craque Felipe em algumas jogadas. O ídolo do pequeno vascaíno, porém, é o atacante Neymar.
João Marcos, de 12 anos
Uma outra joia, esta um pouco mais velha, encheu os olhos de quem assistiu a goleada do Academia de Esportes CRVG sobre o Ilha Point: 12 a 1. Na verdade, o atacante Fiel, de 16 anos, é uma joia raríssima. Ambidestro, Fiel só faltou fazer chover. Fez cinco gols e deu passe para seis. Ou seja, participação direta em 11 gols. Seu terceiro tento foi um golaço: ainda no meio-campo, deu um lindo lençol num adversário e arrancou até ficar cara a cara com o goleiro e escolher o canto, convicto.
A atuação de Fiel foi de gala, assim como a de seu time, desde já um dos favoritos a conquistar a taça no juvenil. Fiel chamou a atenção do observador técnico da base, Thiago Andrade, que ficou de levar o adolescente para uma avaliação definitiva. Explica-se: ele já passou por três peneiras e num futuro próximo, bem próximo, tem tudo para ser federado e se juntar ao grupo juvenil do Vasco da Gama. Para isso, Fiel poderia até ser deslocado para o meio campo, já que o elenco da categoria conta com quatro bons atacantes. Fiel, que não tem nada de corintiano, torce pelo Vasco. Fidelidade cruzmaltina, mano!
Fiel, de 16 anos
Thiago Andrade frisou a importância do futsal no processo de desenvolvimento dos futuros profissionais. Aliás, o supervisor da modalidade, Ricardo Lopes (foto 27), também esteve presente na manhã de sábado para observar a garotada. Inclusive, se encantou com o menino João Marcos (citado no segundo parágrafo), e o levará para o futsal. O Vasco tem um histórico de grandes jogadores oriundos da modalidade: entre eles, Felipe, Pedrinho, Philipe Coutinho, Thiago Alcântara (filho do Mazinho, meia do Barcelona) o lateral Allan etc.
Mais lidas