Fagner (Vasco)
Um dos melhores laterais direitos do país, Fagner tem contrato com o Vasco até dezembro de 2012 e já foi especulado para assinar pré-contrato com várias equipes, o que poderá fazer a partir de julho. Corinthians, Atlético Mineiro e Fluminense estão entre elas, enquanto o clube cruzmaltino tenta negociar a permanência do jogador de 23 anos, que já deu sinais de insatisfação no clube por se sentir subvalorizado.
Borges (Santos)
Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2011 com 23 gols, Borges perdeu a posição de titular no Santos recentemente e tem contrato com o clube até dezembro de 2012. Já se especula que o Atlético Mineiro esteja de olho em sua contratação, pois seu vínculo com o Grêmio, que paga parte de seus salários e emprestou o atacante de 32 anos ao clube paulista, também se expira nesse período.
Edu Dracena (Santos)
Zagueiro que se destacou por ter marcado gols importantes nas conquistas recentes do Santos, Edu Dracena encerra seu vínculo com o clube em dezembro de 2012. O Corinthians já teria manifestado interesse em contar com o jogador de 31 anos, que pouco se manifestou sobre o assunto. As negociações, no entanto, seguem em aberto, e Dracena pode continuar no Peixe em 2013.
Kléber (Internacional)
No Inter desde 2009, Kléber tem contrato até janeiro de 2013, mas já perdeu um pouco do outrora status de intocável no Beira-Rio. O lateral de 32 anos, que já defendeu a seleção brasileira em 21 oportunidades, já esteve próximo do Fluminense e deverá deixar a capital gaúcha na próxima temporada. O destino dele, no entanto, ainda é incerto.
Danilo (Corinthians)
Decisivo em vários jogos na conquista do Campeonato Brasileiro de 2011, Danilo tem sido titular e importantíssimo também na campanha na Copa Libertadores, mas encerra seu vínculo em dezembro de 2012. A renovação, nesse caso, depende de uma série de fatores, como o desfecho corintiano na competição sul-americana e a condição física do meia de 34 anos.
Martinez (Náutico)
De volta ao Brasil após três anos no Japão, Martinez disputa novamente a Série A e tem vínculo com o Timbu até dezembro de 2012. Se tiver um bom desempenho, o volante de 32 anos poderá chamar a atenção de outras equipes, e, respaldado por seu desempenho no passado, conseguir um bom contrato em 2013. Mas as coisas vão depender também da campanha do Náutico.
Vander (Bahia)
Após surgir como promessa em 2010, ter um bom início no Flamengo em 2011 e quebrar a perna, Vander tenta recomeçar e tem ficado no banco do Bahia nas últimas partidas. Rápido e habilidoso, o meia de 22 anos já demonstrou potencial e pode ser uma opção interessante para várias equipes que precisem de um jogador que ataque pelos lados do campo. Tem contrato até janeiro, e se puder sair de graça é sempre melhor. Para o clube que o contrata, é claro.
Wellington Paulista (Cruzeiro)
Atacante que alterna bons e maus momentos com a camisa cruzeirense, Wellington Paulista tem contrato até setembro de 2012 e até agora ainda não renovou. Titular e um dos destaques do time no Campeonato Mineiro, poderá sair para alguma equipe do exterior quando a janela de transferência se abrir. As dificuldades financeiras do time celeste podem facilitar esse processo.
Eduardo Costa (Vasco)
Volante de 30 anos que alia força física e pegada na marcação, Eduardo Costa chegou ao Vasco no início de 2011 por empréstimo, rescindiu contrato com o Monaco e assinou com o time carioca até o fim de 2012. Atualmente na reserva da equipe comandada por Cristóvão Borges, ainda tem o futuro indefinido, e uma mudança de ares para 2013 não está descartada.
Richarlyson (Atlético Mineiro)
Tricampeão brasileiro com o São Paulo, o jogador de 29 anos se destaca pelo vigor físico e pela versatilidade, podendo atuar como volante, lateral esquerdo, meia ou até mesmo zagueiro. Seu contrato com o Atlético Mineiro vai até o fim do ano, e o Palmeiras já se mostrou interessado em contar com ele para 2013. Outros clubes poderão entrar na disputa.