Política

Correntes políticas se reuniram para fazer aliança contra Eurico Miranda

O primeiro passo para a origem de uma possível aliança entre cinco grupos políticos do Vasco foi dado no início da tarde desta terça-feira, a 43 dias das eleições. A possibilidade de união de forças contra a volta de Eurico Miranda começou a ser desenhada em reunião no Centro do Rio de Janeiro, sob o comando de Tadeu Correia da Silva, que enviou e-mail para nove pessoas no sábado, propondo a troca de ideias para chegar a um consenso entre as chapas.

Apenas o movimento encabeçado por Nelson Rocha, do Vira Vasco, não compareceu pela falta de tempo para se organizar. Além de Tadeu, que inscreveu a Vasco Passado a Limpo, Roberto Monteiro, candidato da Identidade Vascaína, e Eduardo Machado, do Pró-Vasco, são os outros líderes atuais que discutiram as ideias durante quase duas horas. Leonardo Gonçalves, da Cruzada Vascaína, está em Brasília e enviou um representante. Os grupos também lançados Chapa Azul, de Otávio Gomes, e Vanguarda Vascaína, de Márcio Santos, não foram convidados.

A convocação também incluiu ex-dirigentes e nomes de peso nos bastidores do clube, como Agostinho Taveira, José Henrique Coelho, Ricardo de León e Fernandão. Quase todos eles já estiveram juntos no passado com o Movimento Unido Vascaíno (MUV), que foi desfeito.

Os maiores obstáculos para a inédita aliança são o fato de que as definições de cada grupo já estão em fase final e dificilmente haverá uma unidade de pensamento em relação à oposição ao ex-mandatário. Ninguém se declarou contra o projeto, porém, rivalidades e descrenças ecoam a cada opinião. Candidatos pré-estabelecidos, como Roberto Monteiro, também não querem abrir mão do cargo e alegam que mudar o comando da chapa agora é trair o apoio já conquistado.

A frente única, portanto, parece improvável, o que não impede que pelo menos duas correntes se unam até meados de julho. Vale ressaltar que o estatuto do Vasco permite tal cenário.

Chapa com Horta em definição

Com a influência que adquiriu ao longo de quatro décadas em São Januário, tanto da colônia portuguesa como de sócios e conselheiros que nunca o abandonaram, Eurico é visto como o homem a ser batido. E muitos apostam que somente Fernando Horta poderia fazê-lo. Já ficou estabelecido há mais de um mês que o presidente da Unidos da Tijuca não vai concorrer, em razão de seus negócios no exterior, mas ele se encontra frequentemente com nomes como Jorge Salgado, Olavo Monteiro de Carvalho, Carlos Osório, entre outros, que articulam uma chapa que terá os ídolos Edmundo, Juninho, Felipe e Pedrinho como cabos eleitorais.

Fonte: ge
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Juventude Juventude 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,87%)
Empates 19 (30,65%)
Derrotas 22 (35,48%)
Total 62
Gols
Marcados 86 (52,12%)
Sofrido 79 (47,88%)
Total 165
Saldo 7
Cartões
Amarelos 133 (94,33%)
Vermelhos 8 (5,67%)
Total 141