Maestro no meio de campo de um Vasco que está em ascensão no Campeonato Brasileiro, Coutinho vive provavelmente o seu melhor momento no que diz respeito à parte física desde que voltou ao clube. Ele deu um basta nas lesões, tem mostrado fôlego nas partidas e, aos 33 anos, pode encerrar 2025 como a temporada com mais jogos disputados na sua carreira.
Em 2024 e também no primeiro semestre deste ano, Coutinho frequentou o departamento médico algumas vezes, o que o impediu de ter uma sequência. O momento agora é outro, no entanto: ele esteve em campo nos últimos 18 jogos do Vasco na temporada, 17 deles como titular, e virou figura indispensável no time de Fernando Diniz.
Também passou a ser mais frequente a presença de Coutinho até o apito final das partidas. No recorte recente, isso ocorreu contra Vitória (27ª rodada), Palmeiras (26ª), Corinthians (21ª), Juventude (atrasada da 14ª) e Santos (20ª).
Em entrevista à "Romário TV", Diniz cobriu o seu camisa 10 de elogios e destacou principalmente o bom momento que ele vive na parte física.
- Por incrível que pareça, o Coutinho é um dos caras que mais correm, que mais treinam. Ele tinha um problema antes de mim que era ter que administrar carga de treino e jogo - contou Diniz.
"Comigo foi o contrário. Ele treina, frequenta menos departamento médico. A ferramenta dele de trabalho está cada vez mais ativa. Ele está cada vez melhor", completou.
Coutinho até o momento atuou em 45 partidas em 2025. Essa já é a sua terceira temporada com mais jogos disputados na carreira, atrás apenas de 2014/2015, quando defendeu o Liverpool em 52 partidas; e de 2018/2019, quando atuou em 54 pelo Barcelona.
Como o Vasco tem ao menos 11 jogos para disputar até o final da temporada, Coutinho tem a chance de superar essa marca pessoal. Caso o clube passe pelo Fluminense e se classifique para a final da Copa do Brasil, serão 13 partidas.
O próximo compromisso do Vasco no Brasileirão é no domingo, quando a equipe enfrenta o Bragantino, às 18h30 (de Brasília), em Bragança Paulista.
Mais lidas