Futebol

Coutinho deve ser o desfalque do Vasco contra o Juventude

São oito jogos desde a volta ao Vasco com dois gols marcados, mas nenhuma vitória. Philippe Coutinho foi titular na derrota para o Atlético. No entanto, o jogador fez uma de sua melhores partidas pela equipe e agora deve ser preparado a ‘decisão’ no dia 19 de outubro, em São Januário.

Coutinho sentiu e deixou o campo na quarta-feira (2), na Arena MRV, pela Copa do Brasil. Entretanto, ele terá 17 dias para se recondicionar e ficar apto para estar em campo no derradeiro duelo da semifinal do torneio.

“Voltei a sentir um pouco de câimbra. (Mas) não foi nada de mais. Mas agora o importante é a gente trabalhar bem, a gente vai ter muitos dias até o jogo da decisão contra eles. Então a gente precisa se preparar ao máximo pra gente fazer um grande jogo lá dentro de casa”, explicou.

Antes deste confronto, o Vasco recebe o Juventude, no sábado (5) e visita o São Paulo, três dias antes do confronto com o Atlético. Mesmo com a equipe tratando os jogos com grande importância pela Série A do Campeonato Brasileiro, dificilmente Coutinho jogará estes duelos.

“Sempre falo aqui que a gente tem que ter paciência porque ele está se recondicionando. É um jogador que a gente precisa ter em campo sempre. A gente tem o terceiro jogo agora, contra o Juventude, num período de menos de uma semana. Então a gente precisa ter muita cautela para o próximo jogo. Mas acredito que ali (na saída de campo com dores) foi mais uma cãibra mesmo, foi mais pelo esforço. Ele correu muito. A gente gostaria de ter um controle maior ali da bola para ele ter que correr menos, mas a gente tem que se esforçar muito para a gente conseguir, principalmente fora de casa, manter uma estrutura alta ali. E ele sentiu, como todos os outros jogadores também sentiram fisicamente em algum momento. Mas não acho que é nada que preocupe”, explicou Rafael Paiva.

O técnico fez questão de destacar todo o talento do craque. Antes do gol contra o Galo, Coutinho tinha feito seu primeiro gol no retorno no clássico contra o Flamengo. Nos oito jogos que esteve em campo, foram quatro empates e quatro derrotas.

“O Coutinho é um jogador que dá um outro nível para a nossa equipe. A capacidade que ele tem de reter a bola, de dominar sob pressão, da bola não morrer no pé dele. É um jogador sensacional, tem evoluído muito. Foi contemplado com o gol, mais um gol, já tinha feito contra o Flamengo também. Coutinho voltando a fazer gol, voltando a ser decisivo. Mas, de novo, agora a gente tem que ver como ele vai reagir a esse jogo, para a gente ver se ele tem condição de jogar o jogo contra o Juventude ou não. Ter paciência para a gente sempre ter o Coutinho no melhor nível dele. Isso que a gente tem que trabalhar”, completou o treinador.

Sem Coutinho, o duelo contra o Juventude será no sábado, às 21h (de Brasília), em São Januário. O Vasco soma 36 pontos em 27 jogos na Série A e atualmente é o 9º colocado.

São nove pontos atrás do Bahia, atual sexto colocado da competição, e último time que estaria classificado para a Copa Libertadores do ano que vem, via Brasileirão.

Fonte: Itatiaia
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0