Philippe Coutinho sentiu dores na panturrilha durante a semana antes do clássico contra o Botafogo e jogou no sacrifício a partida deste sábado. Depois do jogo, o meia foi cortado da viagem para Quito e voltou ao Rio de Janeiro para tratar o problema médico. Com isso, ele será desfalque no jogo contra o Del Valle, na próxima terça-feira, pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana.
Este é o sétimo problema médico de Coutinho desde que chegou ao Vasco. O jogo contra o Del Valle será a 11º partida em que o meia será desfalque por alguma lesão desde o ano passado. A maior parte das lesões aconteceu em 2024. Os dados são do Gato Mestre.
No ano passado, quando se concentraram os problemas, o primeiro foi uma lesão na coxa esquerda, que o tirou de combate por três jogos — contra Atlético-GO (oitavas da Copa do Brasil), Fluminense e Criciúma (Brasileirão). Quando se aproximava de um retorno, o meia contraiu covid-19 e desfalcou por mais três partidas o Vasco — contra Athletico-PR na Copa do Brasil e nos jogos do Brasileirão contra Athletico-PR e Vitória.
Os dois problemas tiraram Coutinho dos jogos do Vasco do dia 5 de agosto até o dia 6 de setembro. Este foi o período mais longo em que o meia desfalcou a equipe.
No fim de outubro, Coutinho teve fadiga muscular e ficou fora nos jogos contra o Bahia e o Botafogo pelo Brasileirão, na 31ª e na 32ª rodada do Brasileirão. Depois, o meia só voltou a desfalcar o Vasco em 2025, em uma rodada do Carioca, contra o Sampaio Côrrea, por um leve edema no músculo adutor da coxa esquerda.
Um mês depois, Coutinho teve um edema no músculo adutor da coxa direita, na eliminação contra o Flamengo. Dessa vez, o meia não desfalcou o time em nenhum jogo, já que o Vasco ficou sem atuar por um período após ser eliminado do Campeonato Carioca.
A única vez em que o meia desfalcou o clube, depois disso, foi na partida contra o Ceará, em abril, por controle de carga, segundo o departamento médico vascaíno.
Agora, as dores na panturrilha tiram Coutinho de combate depois do maior período de treinos do Vasco com Diniz. O clube ficou um mês sem entrar em campo, da vitória contra o São Paulo até a derrota para o Botafogo.
Quem joga?
Sem Coutinho, o Vasco chegou a Quito na manhã de domingo com a mesma delegação que viajou para Brasília. Dos jogadores disponíveis para a posição de meia-atacante, estão Estrella, Alex Teixeira e Garré.
Caso Diniz queira manter a estrutura do time, Garré é o favorito. O técnico disse que provavelmente teria colocado o meia argentino no início do jogo, caso Coutinho tivesse sido substituído. Sem grandes atuações, Alex Teixeira deve ser opção no banco. Estrella não joga há mais de um ano, e o Vasco ainda deve ter cautela para usá-lo como titular.
Se o treinador optar por preencher mais o meio de campo com a entrada de um volante, Jair, Paulinho e Mateus Carvalho estão entre os relacionados.
O Vasco enfrenta o Del Valle na terça-feira, às 21h30, em Quito. O jogo é válido pela ida da fase de playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana.