Craque e beldade da Seleção Brasileira Feminina de Futebol manda recado à ma

27/02/2009 às 18h48 - IMPRENSA

Em mais uma parceria com o Blog O Sentimento Não Para, destacamos esta entrevista com Érika, a belíssima jogadora do Seleção Brasileira.

1 - Fale-me um pouco da sua carreira:
Primeiramente como a maioria das meninas que começam a jogar futebol, comecei na rua com os meninos. Logo em seguida, com 6 anos de idade fui treinar na escolinha do Marcelinho Carioca, onde fui a primeira menina a entrar na escolinha. Aproveitei minha infância até os 11 anos em campeonatos internos e externos contra escolinhas de futebol. Com 12 anos fui fazer um teste de salão na Associação Sabesp, onde tive o privilégio de conhecer pessoas importantes do meio do futebol como \"Sissi\", a quem eu tanto admirava. Passei no teste mas era muito nova pra jogar campeonatos, então meu caso foi até o presidente da Federação. Então tive que fazer um teste pra ver se tinha condições de me colocar pra jogar com as mais velhas. Passei no teste e me encaixei no grupo. Fiquei até os 15 anos, quando resolvi jogar campo. Foi aí que minha mãe me levou para o C.A. Juventus, depois de 3 meses no clube recebi uma notícia de que meu nome tinha saído para defender a Seleção Sub-19. A partir desse momento começaram a mudar muitas coisas em minha vida. Fui chamada pra jogar no Santos FC em 2006. Disputei muitos campeonatos pelo Santos onde tive a gratidão de ser artilheira de outros torneios. Pela seleção, disputei o Campeonato Sub-19 na Tailândia, logo apos Sul-Americano Sub-20 no Chile, Mundial Sub-20 na Rússia, Sul-americano principal na Argentina, amistosos pela categoria principal, Olimpíadas, Sul-americano sub-20 em porto alegre (capitã), Mundial sub-20 no chile (capitã). Fui cortada do PAN, 2 dias antes de viajar. Rompi os ligamentos do tornozelo, mas não desisti e recuperei em 100 dias e voltei pra jogar as Olimpíadas. Hoje, permaneço no Santos, mas com um contrato assinado pra jogar a liga dos EUA na Califórnia, no time em que a SISSI será auxiliar técnica. Poderia contar muitas coisas mas esse é meu resumo.

2 - O que significa o futebol para você?
Futebol pra mim é um sonho que a cada dia vem tornando-se realidade em minha vida. Uum objetivo, meu trabalho e um passo para dar continuidade a grandes futuras (meninas) que há de vir pela frente.

3 - Qual é o seu maior espelho?
No meio do futebol, meu maior espelho foi a SISSI que foi uma grande jogadora. Hoje em dia são algumas jogadoras, como: Aline Pelegrino, Cristiane. Fora do futebol, minha mãe.

4 - Quem sempre te apoiou?
Muitas pessoas te apóiam, muitas pessoas não te apóiam, te derrubam. Mas minha mãe, meu pai e meu irmão sempre tiveram ao meu lado me apoiando.

5 - O que você espera que seja feito para o futebol feminino crescer ainda mais?
Carecemos um pouco mais de divulgação,imagens, apoio, investimento e oportunidades para o futebol feminino crescer,pois existem muitas meninas nesse mundo que almejam a chegar nos seus sonhos, mas se não tiverem oportunidade de mostrar isso pra sociedade, nada mudará.

6- Você acha que a falta de uma Liga, no mínimo igual ao Brasileirão, faz falta ao nosso futebol?
Não só de uma liga, mas de muitos campeonatos que possam ser visados de forma mundial ou ate mesmo nacional. Precisamos ser reconhecidas, mas ainda há um preconceito e uma discriminação grande para com as mulheres. E enquanto muitos homens não mudarem essa \"cabecinha\" ficará difícil pra gente, pois aos poucos estamos ocupando um espaço no futebol onde muitos temem por isso.

7 - O que você acha da iniciativa do blog o sentimento não para?
Poxa falar o que dessa iniciativa que querem nos ajudar!? Muito show! Espero que possa repercutir e dar certo. Estou torcendo pra que isso aconteça! E que o sentimento não pare! (risos)

8 - Sei que não é vascaína, mais deixe uma mensagem para essa torcida:
Torcida vascaína,o time precisa de vocês! Alegria, sempre! Saiba torcer pelo seu time e ajudá-los em campo. A torcida é fundamental para o jogaddor que está em campo. Um grande abraço e torçam com moderação (risos).


Nome: Érika Cristiano dos Santos
Nascimento: 04/02/1988
Peso: 63 Kg
Altura: 1,73 m
Posição: atacante (Santos e Seleção Sub-20) e zagueira (Seleção Principal)

Fonte: Blog O Sentimento Não Para