Clube

Cria do Vasco, Paulinho recebe Medalha Tiradentes, na Alerj

Cria do Vasco e hoje no Bayer Leverkusen, da Alemanha, o atacante Paulinho recebeu um importante “prêmio” nesta quarta-feira. Na Alerj, o jogador de 21 anos ganhou a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa para pessoas que prestaram serviços relevantes ao Rio de Janeiro. No caso do atleta, ele foi homenageado por sua importância na luta contra a intolerância religiosa.

A Medalha foi concedida a pedido da deputada estadual Renata Souza (PSOL). Na justificativa, foi citado o marcante gesto que Paulinho fez na disputa dos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, ao comemorar um gol homenageando o orixá Oxóssi, sacando uma flecha imaginária das costas e a disparando. Segundo a deputada, o jogador “ensejou, através de seu ato, a necessidade do respeito às religiões de matriz africana”.

Visivelmente emocionado, Paulinho falou sobre a homenagem na Alerj e relembrou o gesto feito na vitória por 4 a 2 sobre a Alemanha, na estreia da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Tóquio. O atacante marcou o último gol da partida, no fim do segundo tempo.

– Nem nos meus maiores sonhos eu imaginava estar vivenciando esse momento hoje. Vim no carro conversando com a minha família, tentando imaginar como poderia me expressar aqui nesse momento lindo. Só poderia agradecer ao dono do meu ori, Oxóssio. Sei que ele tem tudo a ver com o que tá acontecendo hoje e na minha vida – afirmou Paulinho após receber a Medalha, antes de completar:

– Na estreia da seleção, contra a Alemanha, fiz o gesto planejado porque significava muito para mim naquele momento, mas não sabia da repercussão que poderia ter com esse gesto. Foi algo que me surpreendeu muito positivamente. Muitas pessoas me mandaram mensagem agradecendo pelo meu gesto, se sentindo representadas pelo ato. Isso foi o maior prêmio que recebi até hoje. Toda vez que alguém me para na rua fala que é do Candomblé, da Umbanda, que se sente representada pelo gesto, me emociona muito. Só agradecer essas pessoas pela energia – finalizou o jogador.

Antes de entregar a medalha ao jogador, a deputada Renata Souza reforçou sobre a importância do gesto de Paulinho na luta por mais respeito as religiões de matriz africana.

– A celebração teve um significa profundo para os praticantes de religiões de matriz africana. Trata-se da flecha de Oxóssi. Com esse gesto histórico, o Paulinho trouxe a luz um debate que lideranças religiosas têm feito há muitos anos: o respeito com as religiões de matriz africana. Paulinho honrou e segue honrando o legado daqueles que vieram antes de nós e segue trilhando caminhos para que aqueles que virão depois possam seguir. Reconhece a sua importância não só dentro das quatro linhas, mas também ao honrar os nossos mais velhos e velhas, que fizeram e ainda fazem da vida um campo de batalha pela nossa religiosidade. Foi histórico, potente, radical – disse a deputada responsável pela homenagem.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Fonte: Esporte News Mundo
  • Domingo, 03/07/2022 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Sport Sport 0
    Campeonato Brasileiro - Série B Maracanã
  • Sábado, 09/07/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série B Heriberto Hulse
  • Sábado, 16/07/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B Castelão-MA
  • Terça-feira, 19/07/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Ituano Ituano
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Sábado, 23/07/2022 às 16h30
    Vasco Vasco
    Vila Nova Vila Nova
    Campeonato Brasileiro - Série B Serra Dourada
  • Quinta-feira, 28/07/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    CRB CRB
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 31/07/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário