Futebol

Cristóvão Borges: "Não me sinto protagonista"

Auxiliar de Ricardo Gomes até o técnico ter um acidente vascular cerebral (AVC), Cristóvão passou a ser o comandante principal do Vasco em uma situação que não queria e com a responsabilidade de tentar manter o time de São Januário entre os melhores do Brasileiro.

Com o jeito sereno e as vitórias conquistadas, a tempestade foi virando calmaria e hoje o comandante pode desfrutar de certa tranquilidade. Mesmo mantendo a nau vascaína em seu curso inicial, Cristóvão não acha que deixou o papel de coadjuvante.

- Não me sinto protagonista. Meu sentimento foi de ter recebido uma missão complicada, de uma maneira complicada e que eu tinha que fazer o melhor para que as coisas seguissem da maneira como estavam. Esse é meu papel, é assim que eu me sinto e estou muito contente de estar conseguindo. Isso veio graças à união de todos no clube, mais a torcida – afirmou.

Com a melhora acentuada de Ricardo Gomes, o tempo de Cristóvão à frente da equipe pode estar mais próximo do fim. Se para muitos a chance de dirigir um time de ponta é um objetivo, para Cristóvão a carreira solo não desperta muita euforia.

- Neste momento não, e estou muito certo disso. Eu fico contente, feliz, mas tenho uma clareza da minha condição, do que eu estou fazendo aqui, do que eu preciso fazer. Isso é definido e é muito claro para mim. A minha felicidade é de estar conseguindo isso (os objetivos), assim como os jogadores. No começo, nós falamos que precisaríamos continuar nesse rumo, fazendo boas campanhas. O Ricardo (Gomes) gostaria que fizéssemos isso e é o que estamos fazendo – declarou Cristóvão, que ainda não conta com a ajuda do amigo para montar o Vasco nos jogos.

- Quando nós estávamos trabalhando no Fluminense, em um jogo em Curitiba, onde estava muito frio, ele não estava legal e eu dirigi o time. Naquela ocasião, ele falou: “Faz do seu jeito”, agora é a mesma coisa. Nesse momento, isso é o menos importante para ele. Ele não tem essa preocupação. Quando eu pergunto alguma coisa sobre o time, ele não faz a menor questão de responder (risos) – explicou o treinador Cruz-Maltino.
 

Fonte: ge
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 5
    Coritiba Coritiba 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 13/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana La Bombonera
  • Terça-feira, 20/10/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 17/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Andrés Gómez 8
Jogos
Vitórias 23 (42,59%)
Empates 15 (27,78%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 76 (56,72%)
Sofrido 58 (43,28%)
Total 134
Saldo 18
Cartões
Amarelos 108 (92,31%)
Vermelhos 9 (7,69%)
Total 117