Futebol

Cristóvão Borges: "Tem que ter cuidado com o Joel Santana"

Há treze anos, Cristóvão Borges começava a trabalhar como assistente-técnico de Ricardo Gomes no Brasil. O clube era o Vitória. No comando do maior rival, o Bahia, estava Joel Santana. Mais de uma década depois, os treinadores se reencontram na disputa da vaga na final da Taça Guanabara entre Vasco e Flamengo, nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão.

- Joel é um mestre, sabe muito de futebol. Quando eu comecei com o Ricardo, estava no Vitória e ele, no Bahia. Já nos enfrentamos muitas vezes. Tem que ter cuidado com o Joel - disse Cristóvão.

No Ninho do Urubu, Joel Santana retribui os elogios. Para o técnico do Flamengo, a humildade é a maior virtude do comandante vascaíno.

- O Cristóvão vem sendo uma grata revelação. Assumiu o Vasco em um momento dificil, substituindo um profissional que todos nós gostamos que é o Ricardo Gomes. Seu desempenho é bom para nós, que ganhamos mais um grande treinador. Ele é um cara que não se vangloria, não conta vantagem e toma conta do espaço dele devagarinho.

Juninho Pernambucano é outro que conhece bastante o treinador. Sob comando dele, foi campeão da Mercosul e da Copa João Havelange, em 2000. Para o ex-técnico sobram elogios.

- Joel é um grande treinador, melhor do que se imagina, pelo jeito dele de brincar. Conhece muito bem o futebol carioca. Não acho que isso seja uma grande vantagem que possa definir o jogo. Ele acabou de chegar no Flamengo, e está todo mundo vendo que não teve grandes mudanças. Prova que é inteligente, soube aproveitar o que já estava sendo feito - concluiu.

Joel destaca personalidade de Cristóvão


No Flamengo, Joel retribui os elogios a Cristóvão Borges, com destaque para a personalidade do treinador.

- O Cristóvão vem sendo uma grata revelação. Assumiu o Vasco em um momento dificil, substituindo um profissional que todos nós gostamos que é o Ricardo Gomes. Seu desempenho é bom para nós, que ganhamos mais um grande treinador. Ele é um cara que não se vangloria, não conta vantagem e toma conta do espaço dele devagarinho - afirmou.

Clique e veja vídeos do Vasco e do Flamengo

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13