Ah, meu Vasco, nosso Vasco...aqui estamos nós, novamente, abraçados contigo!
Tanto desprezo, tantos ataques, tantos irresponsáveis, inomináveis asquerosos catando louros diante de ti...e cá estamos, torcedores fiéis, apaixonados por ti!
Tantos dilapidadores internos, fisiologistas do acaso, oportunistas de carteirinha, politiqueiros de ocasião, aduladores de poderosos, maquiados inverdadeiros...e nós, caixeiros e mulatos, aqui contigo!

Vilipendiaram tuas conquistas, menosprezaram teu passado glorioso, ludibriaram os cínicos com o falso argumento de que não és mais Gigante; os pequenos que em ti se infiltraram difamaram a ti como pequeno tal qual só eles são; os estultos se engrandecem em sua insignificância vociferando para te depreciar...e nós, teus filhos na cruz de malta, seguimos aqui contigo!
Cruzamos os mares nunca dantes navegados do rebaixamento, ouvimos o canto vil dos perseguidores zombando de nossa dor, superamos tudo isso...e aqui estamos, de novo, esperando que o mar não nos devore, que a nau não se perca do rumo, que o alvo seja alcançado!
Agora, restam-nos a paixão e a esperança nessa batalha final! Um desafio a enfrentarmos juntos, com gritos e silêncios, unidos e individualmente, na alma e no corpo, no brado e na fé!
Não fomos nós, Vasco da Gama, que desejamos isso para ti!
Não fomos nós, Vasco da Gama, que corroemos tua estrutura em busca de prestígio que pudesse ser roubado de ti!
Porque pra nós, tua gente do povo, Vasco da Gama...tu és o Vasco da Gama dos meninos da Colina, dos devotos abnegados, dos negros suburbanos, dos fiéis apaixonados que escolheram acreditar!

Ah, meu Vasco, nosso Vasco...aqui estamos nós, novamente, abraçados contigo!
Pois, seja qual for teu destino, fazemos parte de ti, e estaremos contigo...sejamos fortes e voluntariosos como condizem a nossa história e esta nossa campanha no "turno da reação", que nos leva a ter esperanças mesmo na dura reta final!
Avante, Vasco da Gama...tua imensa torcida vai contigo...tua estrela na Terra a brilhar...cruz de malta, cruz de Cristo...nós escolhemos acreditar!!!