Clube

Cruzeiro x Vasco: Jogos marcam ausência de público nos dois turnos

Em um mesmo campeonato, em turnos diferentes, duas equipes se enfrentam em partidas sem público por punições. Isso acontecerá pela primeira vez desde 2012. Vasco e Cruzeiro se enfrentam na quarta-feira, às 19h, no Mineirão, com portões fechados para os torcedores. O mesmo aconteceu no jogo do primeiro turno em São Januário.

Segundo um levantamento do Espião Estatístico do ge, feito por Leandro Nunes, esta será a primeira vez que duas equipes se enfrentarão no mesmo Brasileirão, sem público nos dois turnos, desde 2012 - ano em que a pesquisa começou na editoria. Os anos de 2020 e 2021 não entram na conta, uma vez que não houve público por causa ad pandemia de Covid-19, e não por punições.

O Cruzeiro, assim como o Coritiba, foi punido preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD ) e jogará sem torcida nos próximos 30 dias - ou seja, até o fim do Campeonato Brasileiro. A punição se deve à briga de torcedores dos times ocorrida no último sábado, na Vila Capanema.

No sábado, torcedores dos dois clubes invadiram o gramado da Vila Capanema e protagonizaram uma guerra campal. O jogo precisou ser paralisado e foi retomado após quase 40 minutos. Com a punição, os dois times não contarão com o apoio da torcida tanto nas partidas como mandante quanto visitante.

O STJD já tinha adotado tal medida preventiva nesta Série A contra o Vasco. Depois do julgamento e recursos, o time carioca foi punido com quatro partidas com portões fechados.

São Januário fechado no 1º turno

A punição STJD ao Vasco se deu após os fatos ocorridos depois da derrota para o Goiás, no dia 22 de junho, em partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, houve arremesso de objetos no gramado, depredação de São Januário e confronto de torcedores com a polícia.

Com isso, o Vasco teve que jogar contra o Cruzeiro com portões fechados em São Januário no primeiro turno. A equipe mineira venceu com um gol de falta de Machado, pulou para a primeira parte da tabela e afundou o adversário para a penúltima posição do Brasileirão, na 15ª rodada.

O cenário desta quarta-feira, válido pela 33ª rodada do Brasileirão, é diferente. O Vasco é o 15º colocado do campeonato, com 40 pontos, enquanto o Cruzeiro ocupa a 16ª posição, com a mesma pontuação, após vencer o Fortaleza neste sábado.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Juventude Juventude 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir