Futebol

Da base à Europa: relembre a trajetória de Andrey nos últimos 12 meses

De volta ao Vasco e com carimbo de protagonista em meio a um time que recebeu mais de R$ 100 milhões em investimento, Andrey Santos viu sua carreira decolar como um foguete nos últimos 12 meses.

Há um ano, o jovem, então com 17 anos, saía da base para ser incorporado definitivamente ao elenco profissional, na reta final do Campeonato Carioca de 2022. Desde então muita coisa aconteceu. E tudo de forma muito rápida na vida do garoto.

Abaixo o ge relembra a trajetória de Andrey nos últimos doze meses. Das primeiras oportunidades com Zé Ricardo à convocação para a seleção brasileira, o volante ganhou uma segunda chance de se despedir do Vasco com um título.

Chance no profissional

Foram apenas cinco minutos em um time alternativo, contra o Volta Redonda, no início do Carioca de 2021, mas Andrey Santos já estreou pelo Vasco quebrando marcas. Na ocasião, aos 16 anos, ele se tornou o jogador mais jovem a jogar pelo clube neste século, superando Talles Magno. A sequência como profissional, no entanto, demorou mais um ano.

Foi na reta final do Campeonato Carioca do ano passado, após bom desempenho na Copinha, que Andrey Santos foi incorporado ao elenco, na época comandado por Zé Ricardo. Teve oportunidades nos clássicos contra Flamengo e Fluminense, além de alguns minutos diante da Ferroviária, pela Copa do Brasil. Como nos três jogos entrou no fim da partida, Andrey até foi elogiado, mas teve pouco tempo para mostrar seu futebol.

Chegou para ficar

O Vasco deu uma segurada em Andrey por conta do processo de transição, que previa mais tempo treinando com o elenco profissional, e pelo impasse na negociação de renovação de contrato. Após três empates nos três primeiros jogos na Série B, no entanto, Zé Ricardo, então com a corda no pescoço, ganhou carta branca para utilizar o jovem.

Andrey fez seu primeiro jogo como titular do Vasco na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, pela 4ª rodada da Série B, em 27 de abril do ano passado. Entrou no time, qualificou a saída de bola e deu uma nova cara à equipe de Zé Ricardo, que embalou nas primeiras 10 rodadas da competição.

Gols e protagonismo

A maturidade com que Andrey entrou no time, com apenas 17 anos, impressionou. O jovem passou a ditar o ritmo da equipe do Vasco, comandou a saída de bola, assumiu o protagonismo e não saiu mais. O primeiro gol aconteceu no Arruda, na vitória por 4 a 2 sobre o Náutico, em 7 de junho.

Ao todo foram oito gols na Série B. Andrey ficou atrás somente de Raniel na artilharia do Vasco. Marcou gols importantes e foi fundamental no acesso à Série A após dois anos.

Renovação arrastada

Paralelamente ao bom desempenho de Andrey em campo, Vasco e representantes do jogador não falavam a mesma língua fora das quatro linhas. O clube chegou a dar o acordo de renovação como certo, mas a negociação travou e foi interrompida.

O impasse só foi resolvido com a chegada da 777 Partners, que teve como primeiro ato, à frente do futebol, renovar o contrato de Andrey até 2027. No entanto, foi uma tratativa difícil e, como o Vasco poderia perder o jogador de graça em 2023, se viu fragilizado na mesa de negociação.

Venda

Apesar da renovação, o assédio europeu foi enorme. Newcastle e Barcelona apresentaram propostas, mas quem levou foi o Chelsea. Em dezembro, o clube inglês acertou a compra de Andrey por 12,5 milhões de Euros (cerca de R$ 68 milhões).

Sul-Americano e Seleção principal

Protagonismo no Vasco e na Seleção Sub-20. Andrey foi o grande nome da campanha do título do Brasil no Sul-Americano da categoria, realizado entre janeiro e fevereiro na Colômbia.

Capitão do Brasil, o volante foi artilheiro da competição, com seis gols, ao lado de Vitor Roque, e foi eleito o melhor jogador do torneio. Além disso, ajudou a Seleção a voltar ao Mundial após oito anos.

O excepcional desempenho no Sul-Americano contribuiu para Andrey Santos ser convocado pela primeira vez para a seleção brasileira principal. Na semana passada, Ramon Menezes chamou o volante do Vasco para a primeira lista pós-Copa de 2022.

Despedida com título?

Quando se despediu do Vasco, no início de janeiro, pouca gente imaginava ver Andrey com a camisa do clube tão cedo. Dois meses depois, no entanto, ele está de volta.

Como não conseguiu visto de trabalho para jogar a Premier League, Andrey foi emprestado ao Vasco até o fim de junho. O Palmeiras também teve interesse, mas não aceitou as condições do Chelsea, e o volante retornou para São Januário.

A reestreia foi em grande estilo, na vitória no clássico contra o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, no último domingo. O Vasco está classificado para as semifinais do Campeonato Carioca. Será a chance de Andrey se despedir com um título e deixar sua marca definitivamente no Vasco.

Fonte: GE
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário