Desde o fim do ano passado, um jogador tem chamado a atenção no Vasco pela queda de rendimento: o lateral Paulo Henrique. Justamente após o melhor momento da carreira do jogador, que havia acabado de estrear pela seleção brasileira e marcado um gol logo na primeira chance de titular, PH nunca mais foi o mesmo à serviço do clube de São Januário.
A atuação contra o Santos, na Vila Belmiro, na última quinta-feira, foi mais um episódio da queda de Paulo Henrique. O lateral foi eleito o pior em campo pela torcida nas atuações do ge. Ele falhou de forma clara no segundo gol do Santos, ao dar uma assistência de cabeça para Neymar fazer o gol da vitória do time da casa.
As atuações de Paulo Henrique já chamam atenção internamente desde o fim do ano passado. O lateral fez duas semifinais de Copa do Brasil contra o Fluminense muito ruins. No jogo da volta, ele ainda marcou um gol contra. Nas finais, no entanto, o lateral não se recuperou e não foi bem também contra o Corinthians.
No início de 2026, Paulo Henrique não foi bem nas duas primeiras partidas do ano. Ele esteve entre os piores em campo nos jogos contra o Maricá e Flamengo. Depois, o lateral sentiu dores no pé e desfalcou o Vasco nas duas rodadas iniciais do Brasileirão e em alguns jogos do Carioca. Ele voltou a campo somente duas semanas depois, contra o Botafogo, pelo estadual.
Assim que esteve à disposição, PH começou as partidas contra Botafogo, Bahia e Volta Redonda no banco de reservas, mas entrou no segundo tempo dos jogos. Ele viu Puma Rodríguez acirrar a concorrência na direita e pedir espaço também pelo lado esquerdo, na vaga de Piton, que também caiu de rendimento. Com isso, Paulo Henrique foi utilizado nos três jogos na direita, enquanto Puma era deslocado para o outro lado.
Contra o Fluminense, na última partida de Fernando Diniz como técnico do Vasco, Paulo Henrique voltou ao time titular, mas mais uma vez esteve entre os piores do time. O jogo contra o Santos foi mais uma atuação muito abaixo do lateral, que em 2023, 2024 e 2025 foi um dos melhores na posição do país.
O lateral-direito esteve nas duas últimas convocações de Carlo Ancelotti e vive a expectativa de representar a seleção brasileira na Copa do Mundo. Paulo Henrique foi eleito o melhor lateral do Campeonato Brasileiro de 2025 e despertou interesses de grandes clubes da Europa no fim do ano passado, mas o Vasco não abriu negociações.
Mais lidas