Clube

Data, custos, onde o Vasco jogará... Perguntas e respostas da reforma de SJ

Com novidades como o próprio projeto de lei e as previsões de custos, datas e modelos de reforma, além da eleição do cruz-maltino (neste sábado, disputada por Leven Siano e Pedrinho) em pauta, o GLOBO esclarece as principais dúvidas que podem surgir nos próximos dias.

Qual será o projeto de reforma escolhido para São Januário?

O projeto apresentado nesta quinta foi o enviado à Prefeitura pela atual diretoria, com orçamento, memorial descritivo e previsão de receitas, documentação que garantiu o início do processo de transferência de potencial construtivo. O modelo é o que se popularizou nas redes como "caixotinho", idealizado inicialmente pela gestão Alexandre Campello em 2020, mas alterado e repensado significativamente, com a assinatura Sergio Moreira Dias, Felipe Nicolau, Willian Freixo, Clarissa Pereira e Ana Carolina Dias.

A nova administração do clube associativo (que segue com a posse do estádio) terá de tomar decisões quanto à reforma. Poderão fazer alterações no projeto, mas se decidirem por outro, as conversas com a Prefeitura teriam de ser reiniciadas caso queiram utilizar recursos do potencial construtivo.

O que é o potencial construtivo?

Trata-se do direito de construir além da própria área de seu terreno, cedido pelo poder público por relevância social e econômica do bem. No caso do Vasco, caso obtido, o potencial será transferido para um terreno na Barra da Tijuca, onde outro interessado (que não o Vasco) pagará para construir. Esses recursos financeiros serão direcionados ao cruz-maltino e devem ser utilizados inteiramente na reforma do estádio.

O novo São Januário será na Barra da Tijuca?

Não. O terreno na Barra da Tijuca ficará com quem adquirir o potencial construtivo que será "negociado" pelo Vasco, via Prefeitura. São Januário permanece no mesmo local.

Quanto custará a reforma de São Januário?

O projeto apresentado nesta semana tem orçamento de R$ 506 milhões e vale para todo o complexo do estádio. Esse dinheiro seria captado no processo de transferência de potencial construtivo.

Qual o prazo da reforma?

O prazo estipulado é de três anos de obras.

Onde o Vasco jogará?

Atualmente, o cruz-maltino se prepara para apresentar uma proposta na licitação da concessão a longo prazo do Maracanã.

Quando as obras começam?

A decisão ficará a cargo da nova administração, caso o projeto atual siga adiante. A atual diretoria tem como "sonho" o início das obras em abril de 2024, quando a Resposta Histórica completa 100 anos. Mas o processo dependeria, também, da transferência de potencial construtivo.

O projeto de lei do potencial construtivo será encaminhado para a Câmara de Vereadores do Rio e precisa passar pelo presidente da casa, Carlo Caiado (PSD), além das comissões pertinentes. Depois, entra na fila de pautas a serem votadas. Caso aprovado, vai para a sanção do prefeito. Todo esse trâmite levará meses.

Qual será a capacidade do novo São Januário?

O projeto prevê capacidade para 47.838 torcedores. Mais que o dobro dos 21.880 atuais. Eles seriam divididos da seguinte forma: 32.743 nas arquibancadas, 10.258 nas cadeiras, 1.130 nos espaços lounges, 378 nos camarotes coletivos, 210 nas frisas, 133 nos camarotes tradicionais e 123 nas tribunas. Veja mais detalhes do projeto aqui.

Um novo estádio de São Januário está no horizonte do Vasco. Nesta quinta-feira, o clube divulgou imagens e detalhes do projeto que foi apresentado à Prefeitura do Rio no processo de obtenção do potencial construtivo (que pode gerar os custos da reforma). No início da semana, o prefeito Eduardo Paes já havia assinado o projeto de lei relativo justamente ao potencial construtivo, que vai à Câmara dos Vereadores.

Fonte: Agência O Globo
  • Quarta-feira, 17/07/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Antônio Accioly
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir