O Vasco tem usado a Data Fifa para recuperar o condicionamento físico de alguns jogadores, intensificar treinos na parte tática e, principalmente, para adaptar os reforços da última janela ao esquema de Fernando Diniz. A equipe se prepara para uma maratona de jogos decisivos entre a Copa do Brasil e o Brasileirão, período que pode ter atletas ganhando oportunidades no time titular vascaíno.
O clube de São Januário foi ao mercado e contratou cinco jogadores na janela de transferências, além do retorno de Cauan Barros, que estava emprestado ao América-MG. Foram dois reforços para a zaga, dois para o ataque e dois para o setor do meio de campo. O ge lista abaixo alguns jogadores que podem aproveitar o período sem jogos.
Tchê Tchê
O camisa 3 era um dos titulares absolutos de Diniz até se machucar contra o Corinthians, em São Januário. O volante teve um estiramento na coxa considerado leve, mas foi desfalque na partida de ida contra o Botafogo pela Copa do Brasil e contra o Sport no Brasileirão. Ele perdeu algumas sessões de treino, mas a tendência é que volte a ser relacionado na próxima semana já contra o Botafogo.
Barros
O substituto de Tchê Tchê aproveitou a chance que recebeu. O garoto foi um dos destaques da partida contra o Botafogo, sendo o líder em desarmes do jogo. O jogador deu outra pegada ao meio de campo, tornando-o mais intenso e combativo. Com a lesão de Jair, o setor teve mais uma baixa, e Barros disputará uma vaga no longo prazo com Hugo Moura e Tchê Tchê no time titular.
Andrés Gómez
O colombiano é um dos principais reforços do Vasco para o segundo semestre. O atacante tem características raras ao elenco, como velocidade e drible. O técnico Fernando Diniz tem gostado do jogador nas atividades no CT Moacyr Barbosa, e a tendência é que ele receba mais oportunidades no time ao longo dos jogos.
Matheus França
O jovem é um dos jogadores que também despertam grandes expectativas da comissão técnica e da direção vascaína. França foi emprestado pelo Crystal Palace, depois de um ano de muitas lesões na Inglaterra. Ele chegou ao Vasco sem tanto ritmo de jogo e treinamentos, mas terá o tempo da Data Fifa para voltar às atividades e lutar por um lugar no time titular. Diniz pode usá-lo como um atacante móvel, na vaga de Vegetti, ou como um meia armador, na função de Coutinho.
Thiago Mendes
O volante chegou ao Vasco há um mês e meio, já atuou em sete jogos, mas ainda está sem ritmo de jogo. O jogador também saiu de um ano marcado por lesões no Catar e chegou ao Rio um pouco fora de forma. Ele tem feito treinamentos para chegar à condição física ideal e disputar uma vaga no meio de campo vascaíno.
Hugo Moura
O desempenho de Hugo Moura foi uma das boas notícias do Vasco nas últimas semanas. Improvisado de zagueiro, o volante teve atuações regulares na defesa e passou a frente de outros defensores do elenco, sendo titular ao lado de Lucas Freitas.
Como o clube reforçou o sistema defensivo, a tendência é que o jogador volte para o meio de campo, mas entende-se que a disputa está aberta para Hugo entre os zagueiros e os volantes. No jogo contra o Botafogo, o jogador deve ser mantido na zaga do time titular.
Cuesta
Principal zagueiro contratado nesta janela, o colombiano não poderá jogar contra o Botafogo na Copa do Brasil, uma vez que foi inscrito após o prazo para atuar nas quartas de final do torneio. Como Hugo Moura está suspenso no Brasileirão, a presença de Cuesta no time titular contra o Ceará, no próximo domingo, é quase certa. Com isso, ele terá mais uma semana para se adaptar ao time de Diniz e aos novos companheiros de equipe. Até então, as primeiras impressões têm sido positivas, principalmente pela velocidade e força física do jogador.
Robert Renan
Outro reforço para a defesa, Robert Renan está inscrito para a Copa do Brasil e pode estrear contra o Botafogo na próxima quinta-feira. A tendência ainda é que Diniz mantenha a defesa com Hugo Moura e Lucas Freitas, principalmente pelo fato de não ter dois zagueiros canhotos atuando juntos. No entanto, Robert pode usar o tempo de treino para voltar ao ritmo de jogo. A última vez que ele entrou em campo foi em maio, pelo Campeonato Saudita, no Al-Shabab. O zagueiro foi uma indicação do técnico Fernando Diniz.