Futebol

Debate sobre gramado sintético no Maracanã volta à tona

Em meio a novas críticas sobre o gramado do Maracanã, o debate sobre a implementação de um piso sintético voltou à tona, mas Flamengo e Fluminense, os atuais permissionários, descartam o uso.

A razão passa por questões econômicas e também tem a ver com a parte física dos jogadores. Os clubes entendem que há risco maior de lesões por conta do piso mais duro.

Outro fator contrário ao gramado sintético, na visão do consórcio atual, é a conta de água. Para gerir o piso é necessário gastar o triplo do que se gasta atualmente por mês para a irrigação.

A última razão alegada é a questão histórica do Maracanã, um patrimônio do futebol e do Brasil, que não combinaria com um gramado artificial.

Vale lembrar que a permissão de uso de Flamengo e Fluminense está prestes a vencer, e o Tribunal de Contas do Estado ainda não indicou se vai estender a atual administração provisória.

O Vasco concorre com Flamengo e Fluminense no edital que está em análise pelo TCE-RJ, e todos fazem pressão para que haja uma definição por parte do Governo do Estado.

Fonte: Coluna Panorama Esportivo-O Globo
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 01/04/2026
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 05/04/2026
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 6 (37,50%)
Empates 5 (31,25%)
Derrotas 5 (31,25%)
Total 16
Gols
Marcados 23 (56,10%)
Sofrido 18 (43,90%)
Total 41
Saldo 5
Cartões
Amarelos 26 (89,66%)
Vermelhos 3 (10,34%)
Total 29