Futebol

Decepção marca a volta do Vasco para a Série A

A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, está cada vez mais difícil esconder o clima de frustração que paira sobre São Januário. Logo após conquistar o título da Série B, ano passado, jogadores, dirigentes e torcedores projetaram um 2010 vitorioso para o Vasco. Mas o que acontece para uns não necessariamente se repete para outros. A campanha do Gigante da Colina na temporada de retorno à Primeira Divisão comprova o que Botafogo e Atlético Mineiro já sabiam: não é fácil sair do fundo do poço diretamente para o topo.

Recentemente, outros clubes grandes do futebol brasileiro também tiveram o desprazer de serem rebaixados. Apenas Palmeiras, Grêmio e Corinthians foram capazes de fazer o que o Vasco não conseguiu: celebraram o reencontro com a elite com a conquista da vaga na tão desejada Libertadores. Mesmo assim, o gosto amargo não sai da boca do goleiro Fernando Prass:

- O sentimento que tenho, mesmo com o fato de termos voltado da Segunda Divisão, é de frustração. Principalmente pelas chances que tivemos no Campeonato Brasileiro, pelo grupo que conseguimos montar.

Entre o sonho do retorno triunfal e a realidade de resultados tímidos na Série A, os jogadores mais experientes do elenco vascaíno já imaginam os próximos passos para a temporada de 2011. Milagres não acontecem e, depois de dez anos sem conquistas na Primeira Divisão, uma taça, apenas uma, é tudo o que eles desejam para o ano que vem.

- Eu tenho uma coisa muito clara na cabeça. Já falei sobre isso com o Felipe, temos de conversar com os jogadores que chegarem porque precisamos conquistar alguma coisa. Temos de botar isso na cabeça do grupo todo - disse Fernando Prass.

Problemas da queda persistem

Um dos motivos para o Vasco não ter conseguido dar o grande salto no ano em que retornou à Primeira Divisão foi a manutenção em São Januário de alguns problemas que contribuíram para a queda, algo que outros grandes clubes que caíram conseguiram ajustar.

Mesmo após o acerto com o patrocínio da Eletrobras e a volta à Série A, os jogadores têm sofrido com o atraso salarial em algumas oportunidades. Atualmente, ele está em dia.

A questão de infraestrutura também pesa. Se antes o Vasco-Barra estava longe de ser um centro de treinamento de primeiro mundo, hoje o clube não conta com local exclusivo para treinos e é obrigado a desgastar São Januário.

Fonte: Lancenet!
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15