Futebol

Decisão sobre Adson foi de Felipe; jogador foi liberado pelo DM

Adson voltou à lista de relacionados do Vasco no empate contra o Operário na quinta-feira, em Ponta Grossa. O atacante, que foi poupado nos jogos contra Flamengo e Cruzeiro, foi liberado pelo Departamento de Saúde e Performance do clube para atuar, mas não saiu do banco de reservas na partida pela Copa do Brasil. Por quê?

O ge apurou que a decisão de não escalar Adson foi do técnico Felipe. O departamento médico e de fisiologia do clube havia liberado o jogador para a partida, depois de uma das melhores semanas de resultados e treinos de Adson nos últimos tempos. O atacante não se queixou de dores e teve evolução nos treinamentos. Portanto, a decisão de não colocar Adson no segundo tempo foi técnica.

Mas há outros motivos que influenciaram na decisão. O estado precário do gramado é um dos principais. Como Adson tem se queixado de dores depois de alguns jogos ou atividades, ainda em recuperação da cirurgia que corrigiu uma fratura na tíbia, o campo poderia apresentar algum risco ao jogador.

Também há o fato de que o Vasco está numa sequência pesada de jogos fora de casa, e na próxima semana terá compromissos contra Palmeiras, em Brasília, Puerto Cabello, na Venezuela, e Vitória, em Salvador. O planejamento é contar com Adson nos próximos jogos.

No entanto, a comissão técnica e o departamento de futebol do Vasco seguem tratando a situação do atacante com a maior cautela possível. Entende-se que a recuperação desta lesão, até o jogador estar 100% sem problemas, é "muito chata". Por isso, o jogador segue sendo avaliado todos os dias sobre as condições médicas e físicas nos treinamentos e após as partidas.

O Vasco vê Adson como peça muito importante no elenco. A máxima seguida internamente no clube é a de que é melhor perder Adson por um ou dois jogos do que por mais um longo tempo, caso o jogador se lesione no local ou tenha outro problema médico.

Contra o Operário, o Vasco utilizou, do banco de reservas, Victor Luís, Matheus Carvalho, Alex Teixeira, Garré e Loide.

Depois do jogo contra o Lanús, o então técnico Fábio Carille deu detalhes sobre a situação delicada de Adson, mas afirmou que o atleta vinha evoluindo e precisava passar por esse processo para voltar a ter as melhores condições. O treinador comparou a lesão de Adson com a de Paulinho, do Palmeiras, que também teve uma fratura na região da perna ainda pelo Atlético-MG e estreou pelo time paulista somente em abril.

— Adson depende muito do que ele sente. É uma contusão muito chata. Paulinho (do Palmeiras) está passando por isso, muito parecida essa contusão. Depende muito dele. Quando ele estiver sem dor, vai para campo e vai trabalhar. E já tem melhorado. Antes, fazia um treino e, muitas vezes, tinha que ficar dois dias fora. Hoje, não. Para um dia, no outro já se sente melhor. Ele tem que estar crescendo com relação a isso e é difícil de controlar - revelou Carille.

Ao todo, Adson soma 194 minutos em campo em 2025. Confira os detalhes por jogo abaixo:

Minutos em campo de Adson após lesão 

Jogos Minutos em campo
Vasco 2 x 1 Santos 28
Melgar 3 x 3 Vasco 27
Corinthians 3 x 0 Vasco 23
Vasco 1 x 0 Puerto Cabello -
Vasco 3 x 1 Sport 33
Ceará 2 x 1 Vasco 55
Vasco 0 x 0 Flamengo -
Vasco 0 x 0 Lanús 28
Cruzeiro 1 x 0 Vasco -
Operário-PR 1 x 1 Vasco -
Total 194

 

Fonte: ge
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (33,33%)
Empates 10 (27,78%)
Derrotas 14 (38,89%)
Total 36
Gols
Marcados 44 (52,38%)
Sofrido 40 (47,62%)
Total 84
Saldo 4
Cartões
Amarelos 78 (97,50%)
Vermelhos 2 (2,50%)
Total 80