O jogo amistoso entre a Seleção Paulista contra a Seleção Carioca, disputada nesta quinta-feira, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano, contou com uma novidade até então jamais vista nos gramados brasileiros: o uso das imagens para sanar dúvidas do árbitro após lances duvidosos e o cartão azul, que deixa o jogador expulso da partida por 10 minutos.
A tecnologia foi usada pela primeira vez após o time do Rio de Janeiro marcar um gol supostamente irregular, fazendo com que o técnico Vágner Mancini, da equipe paulista, solicitasse a paralisação do jogo para que os árbitros analisassem se a jogada foi ou não legal.
Após o voto do juiz Sálvio Spíndola e dos seus assistentes, a jogada foi validada e o jogo prosseguiu normalmente.
Segundo as regras definidas para o amistoso, cada treinador poderá solicitar a análise das imagens uma vez em cada tempo. Zico, técnico dos cariocas, não solicitou a paralisação da partida em nenhum momento para ver as imagens.
Apesar da inovação, o meia Elano, que foi contratado recentemente pelo Santos, demonstrou não ter gostado da nova tecnologia.
- Já pensou a gente jogando contra o Grêmio, por exemplo, em Porto Alegre, com um frio enorme e o juiz paraliza o jogo para analisar uma imagem? Os jogadores esfriariam, ficaria difícil - afirmou, ao LANCENET!.
Se foi criticada pelo santista, a medida foi elogiada pelo técnico Vágner Mancini, que saiu recentemente do Guarani. Para ele, o uso das imagens durante a partida facilita o trabalho dos árbitros.
- Eu acho válido. Parar o jogo por apenas um, dois minutos, não altera nada no aquecimento dos atletas. Fora que isso pode solucionar várias dúvidas da arbitragem - disse, ao LANCENET!.
Já o cartão azul é usado após o árbitro aplicar o primeiro cartão amarelo. Ao invés de tirar o atleta do jogo, ele fica no banco de reservas por 10 minutos antes de retornar ao campo. O cartão também pode ser aplicado diretamente, sem ser necessário o jogador já ter sido punido com o cartão amarelo.
Amistoso
Batizada de Copa Inovação, a partida entre a Seleção Carioca contra a Seleção Paulista foi organizada pelo Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo e pela mesma entidade do Rio de Janeiro, sendo apoiados pela Federação Paulista de Futebol, que aproveitou a oportunidade para testar as novidades com a arbitragem.
Além do link, um relatório sobre todos os resultados obtidos com o equipamento, que fica na beira do gramado, será enviado à CBF e à Fifa.
Em campo, os jogadores paulistas contaram com jogadores como Neymar e Elano, do Santos e Bruno César e Dentinho, do Corinthians. Já os cariocas são comandados pelo vascaíno Carlos Alberto, do Vasco, além de Diego Maurício e Léo Moura, do Flamengo, entre outros.
Com o ingresso sendo trocado por um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo usado, as arquibancadas do Anacleto Campanella estiveram parcialmente lotadas. Estima-se que cerca de 5 mil pessoas compareceram ao jogo.
Neymar e Dentinho foram os mais ovacionados pela torcida, que gritou a todo momento o nome de ambos. Gritos de incentivo de torcedores de Corinthians e Santos também puderam ser ouvidos durante a partida.
Mais lidas