Futebol

Dedé é cobiçado por "poderosos" e recoloca Vasco no mercado europeu após 15

Ídolo da torcida, Dedé é garantia de retorno financeiro futuro ao Vasco. O zagueiro já foi cogitado anteriormente como possível reforço de Manchester City-ING e Juventus-ITA. Nos últimos dias, teve seu nome divulgado pela imprensa europeia como um dos principais alvos dos poderosos Barcelona-ESP e Milan-ITA. A enxurrada de notícias envolvendo o defensor recoloca o Cruzmaltino no topo do mercado europeu após 15 anos.

O último jogador a ocupar tal posto foi Edmundo. Em 1997, o atacante conquistou o título brasileiro pelo Gigante da Colina e quebrou o recorde de gols ao marcar 29 tentos em 28 partidas. Entretanto, antes mesmo do feito, o Animal já era desejado por alguns dos principais clubes do Velho Continente. No meio do ano, rodeado por propostas, assinou contrato com a Fiorentina-ITA, time da moda e no qual atuavam o argentino Batistuta e o português Rui Costa. A equipe terminou a temporada 98-99 em 3º lugar no Italiano.

A transferência se deu na época por cerca de nove milhões de dólares. Edmundo ainda retornou ao Vasco algumas vezes antes de encerrar a carreira. No entanto, das especulações até a concretização do negócio, foi a última vez que o clube de São Januário esteve constantemente na pauta do mercado na Europa, principal centro do futebol mundial. A exceção foi Philippe Coutinho, vendido antes de se tornar profissional para a Inter de Milão-ITA e sem a repercussão que envolve Dedé e Edmundo.

O jejum é explicado em parte pelos oito anos sem títulos e poucos jogadores de expressão (2003 a 2011). A situação incômoda começou a ser quebrada na conquista da Copa do Brasil do ano passado. Dedé devolveu o clube a um cenário fundamental, mas descartou qualquer possibilidade de transferência no momento durante a última terça-feira.

\"Não sei o que vem e nem o que pode vir. Meu pensamento é todo no Vasco. Hoje existem somente especulações. Não tem nada de concreto. Sigo esperando o posicionamento do Vasco para saber o que há de real e especulação\", afirmou o camisa 26.

Com a possível negociação de Thiago Silva para o Paris Saint-Germain-FRA, o zagueiro vascaíno aparece como principal candidato a ocupar a vaga no Milan-ITA. O Barcelona-ESP tinha o ex-jogador do Fluminense como alvo, mas está de olho em Dedé, de acordo com as recentes publicações da imprensa europeia. Porém, o Cruzmaltino espera receber algo em torno de R$ 50 milhões para fazer o negócio, já que a multa rescisória ultrapassa os 20 milhões de euros.

O contrato com o Vasco vai até 2014. Nos bastidores, a possibilidade de saída até o final do ano já foi afastada algumas vezes pela diretoria. Mesmo com algumas dificuldades financeiras recentes, o Vasco rechaçou a possibilidade para obter capital e solucionar pendências.

Fonte: UOL Esporte
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Audax Italiano Audax Italiano 2
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 18/04/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 21/04/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil Mangueirão
  • Domingo, 26/04/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Quinta-feira, 30/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Olímpia Olímpia
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Brenner 3
Jogos
Vitórias 7 (31,82%)
Empates 8 (36,36%)
Derrotas 7 (31,82%)
Total 22
Gols
Marcados 29 (53,70%)
Sofrido 25 (46,30%)
Total 54
Saldo 4
Cartões
Amarelos 39 (88,64%)
Vermelhos 5 (11,36%)
Total 44