Torcida

Dedé: "Não é fácil escutar um babaca chamar a gente de macaco"

Dedé e Renato Silva não sofreram apenas com a pressão imposta pelo ataque do Libertad. Além da batalha campal que foi o empate em 1 a 1 com os paraguaios, a dupla de zaga do Vasco foi vítima de um crime que até hoje acontece no mundo: o racismo. Renato Silva foi mais comedido ao comentar o episódio, mas Dedé abriu o jogo e deixou clara toda a sua insatisfação com o episódio. Segundo o Mito, eles foram xingados de \"macaco\" pelos torcedores do Libertad durante o jogo inteiro.

Dedé condenou os torcedores e fez questão de deixar bem claro o orgulho que sente por ser brasileiro e da raça negra. O zagueiro lamentou que em um país tão próximo ao Brasil e com uma população composta por variadas raças ainda existam pessoas tão preconceituosas.

- É triste. Não é fácil escutar um babaca chamar a gente de macaco. Fico triste por existirem pessoas assim, mas mantenho a minha cabeça erguida. Tenho orgulho da minha cor e orgulho de ser brasileiro. Não vai ser a primeira, nem a última vez, e isso não vai me abalar. Pelo contrário. Isso nos deu mais motivação lá e para o resto da vida também - desabafou.

Aós o jogo, foi cogitada a possibilidade de procurar a polícia local e prestar queixa. No entanto, segundo Dedé, a ação poderia não dar em nada e iria gerar uma dor de cabeça grande podendo até atrapalhar o planejamento do Vasco para o retorno ao Brasil. Renato Silva foi além. Na sua visão, uma ação judicial poderia gerar ainda mais raiva.

- Não sei por que insistem nisso. Xingaram muito mesmo. Mas não demos bola. Se a gente corresse atrás de polícia ou alguma coisa, isso poderia gerar um sentimento ainda maior de raiva. Como a gente ignorou, acredito que não vão voltar a fazer - disse.

Dedé concordou com o companheiro e acredita que isso não irá acontecer no jogo de volta, na próxima quarta-feira, em São Januário.

- Não partiu de nenhum jogador ou membro da comissão técnica. E sim dos torcedores. Mas se por acaso eu ouvir algo, a história aqui é diferente. Estamos no nosso país e vamos procurar tomar alguma medida - finalizou.

Os jogadores que desembarcaram no Rio de Janeiro ganharam a quinta-feira para descansar. O time se reapresenta na próxima sexta-feira, às 9h (de Brasília), em São Januário. O Vasco volta a entrar em campo no próximo domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.

Clique e veja vídeos do Vasco

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 06/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Audax Italiano Audax Italiano 1
    Copa Sul-Americana Estádio Bicentenario de La Florida
  • Domingo, 10/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 13/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 11 (39,29%)
Empates 9 (32,14%)
Derrotas 8 (28,57%)
Total 28
Gols
Marcados 40 (57,14%)
Sofrido 30 (42,86%)
Total 70
Saldo 10
Cartões
Amarelos 55 (91,67%)
Vermelhos 5 (8,33%)
Total 60