Futebol

Dedé reprova vaias e ouve clamor por sua volta

O zagueiro Dedé foi o grande coadjuvante na vitória do Vasco sobre o Lanús-ARG por 2 a 1, na última quarta-feira, em São Januário. Mesmo sem entrar em campo na primeira partida pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o “Mito” foi peça importante no resultado positivo. Dedé participou da preleção, “jogou” com os companheiros enquanto assistia ao confronto com os não relacionados, reprovou as vaias ao técnico Cristóvão Borges e ouviu pedidos desesperados pelo retorno ao time. Uma rotina intensa e superior aos tradicionais 90 minutos.

O dia do zagueiro começou com a notícia de que possivelmente terá condições de reforçar o Vasco na partida de volta contra o Lanús-ARG. Clinicamente recuperado de um edema ósseo na perna esquerda, Dedé deve voltar a treinar em campo até o próximo sábado. A demonstração da evolução se deu no próprio vestiário antes da partida, quando o defensor chegou a participar do aquecimento e brincar com os companheiros em uma roda de “altinho”.

Após a preleção, vibrou com a vitória do Vasco ao lado de Abelairas, Chaparro, Diogo Silva e Douglas. Dedé só não gostou das vaias insistentes ao técnico Cristóvão Borges. No estacionamento de São Januário, o zagueiro demonstrou no semblante o desconforto com a pressão da torcida contra o treinador. Sentimento semelhante ao dos jogadores que “escoltaram” o comandante até o vestiário na saída de campo.

Escolta que Dedé recebeu dos torcedores até o seu carro. Paciente, atendeu solicitações por autógrafos e fotos. Porém, o principal foram os pedidos por seu retorno ao time. Muitos desesperados: “Dedé, volta logo pelo amor de Deus. Sem você, o Vasco será eliminado. Não dá!”, esbravejou um torcedor. Com a tranquilidade característica, o zagueiro não esboçou reação e apenas tomou o rumo de casa.

Pouco depois, o técnico Cristóvão Borges fez planos na entrevista coletiva para contar com um dos seus principais jogadores o quanto antes. “O Dedé, começando a treinar, tem tempo para voltar. Vai depender da sua vontade e do que apresentar nos treinos, pois já está clinicamente recuperado. Vamos aguardar a reação do atleta até o próximo jogo”, afirmou o treinador.

Dentro ou fora de campo, Dedé vai dando as cartas em São Januário e sendo um termômetro importante da torcida em relação ao time. Se para o torcedor sua ausência tem peso significativo, a participação na última quarta-feira teve valor fundamental para o elenco, fechado com Cristóvão Borges e confiante na capacidade do zagueiro em ajudar o Vasco na missão de se classificar às quartas de final do torneio.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13