Futebol

Dedé treina normalmente nesta sexta-feira

Assim que chegou ao Vasco, o técnico Marcelo Oliveira apostou na escalação de Felipe ao lado de Juninho Pernambucano, lançando por dois jogos seguidos a dupla de veteranos.

Para aproveitar o talento do camisa 6 e não exigir muito dele fisicamente, Marcelo adiantou seu posicionamento e o isentou de obrigações defensivas.

Toda essa preocupação, no entanto, se revelou inútil. Insatisfeito, Felipe procurou o treinador para dizer que preferia jogar mais recuado, na armação das jogadas. Marcelo atendeu o pedido, em parte: contra o Atlético-GO, Carlos Alberto será o jogador responsável por fazer a ligação entre o meio e o ataque. Mas Felipe não jogará vindo de trás, como gostaria. No máximo, vindo do banco.

— O Felipe me procurou para dizer que tem preferência por jogar mais recuado, e que sente um pouco mais de dificuldade quando atua na frente.

A opção da escalação é do treinador. Meu trabalho é montar o melhor time para o jogo, seja com o Felipe ou com o Carlos Alberto mais avançado — afirmou o treinador, após o treino de ontem, no CFZ.

DEDÉ TREINA HOJE

Marcelo explicou que preferiu barrar Felipe a mudar seu posicionamento em campo porque, no seu entender, o lugar em que o meia deseja atuar requer um poder de marcação que o jogador de 35 anos não tem. Mas o treinador garantiu que não ficou chateado ao ser procurado por Felipe.

— Essa informação que ele trouxe é muito importante porque é o jogador que entra em campo e precisa dizer o melhor lugar para atuar. Mas para a posição em que ele gostaria de jogar já temos o Wendel.

Carlos Alberto, que passou duas semanas se recuperando de lesão, treinou entre os titulares nos últimos dois dias. E, na visão do técnico, tem tudo para deixar para trás a má fase que o impedia de se manter na equipe com regularidade: — Carlos Alberto vem mostrando bastante entusiasmo nos treinamentos. O jogador não esquece como se joga, ele pode passar por uma fase ruim, ter algum problema emocional, mas uma das funções do treinador é fazer o jogador render o seu melhor.

Hoje, o zagueiro Dedé se reintegra ao grupo, na véspera do jogo contra o Atlético-GO.

Sincero, Marcelo revelou certo alívio com o cancelamento do amistoso da seleção brasileira contra a Argentina, quarta-feira à noite: — É óbvio que todos gostariam de ver o jogo e deve ter sido uma frustração para os jogadores.

Mas pensando no desgaste físico que o Dedé poderia ter tido em campo, nesse sentido foi bom ele não ter jogado.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (36,84%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 6 (31,58%)
Total 19
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 30 (90,91%)
Vermelhos 3 (9,09%)
Total 33