Futebol

Demissão de Marcelo Cabo do Vasco era debatida desde a 4ª rodada da Série B

Debate sobre futuro do treinador começou ainda na quarta rodada da Série B, e desempenho ruim do time levou diretoria a optar pelo distrato, que ocorre sem pagamento de multa. 

A demissão de Marcelo Cabo já era debatida desde a quarta rodada da Série B, após o Vasco largar com más atuações e resultados ruins. Um novo tropeço veio e, após conversas entre Jorge Salgado e Alexandre Pássaro, a decisão foi tomada ainda na noite de domingo. Não, o empate por 1 a 1 com o Náutico, líder da competição, não determinou a queda de Cabo, mas ratificou o que a direção pensava: não havia mais espaço para a equipe evoluir em termos de rendimento.

Vale destacar que não havia multa prevista no contrato de Marcelo Cabo com o Vasco, apenas o aviso prévio previsto em lei. A ruptura, portanto, não causará ônus significativo às finanças do clube.

Nos mesmos termos o Vasco busca seu novo treinador, e Lisca, um dos favoritos da diretoria e com boa aceitação da torcida, é a bola da vez. O comando do futebol, porém, trabalha com outras alternativas em caso de negativa do gaúcho, que também está na mira do Botafogo.

Em pronunciamento na segunda-feira, Alexandre Pássaro explicou que o trabalho de Cabo era alvo de constante avaliação desde a derrota para o Avaí por 2 a 0, pela quarta rodada, em casa. Na ocasião, o time jogou muito mal e foi dominado em seu estádio.

- Embora a gente venha de uma sequência invicta de quatro jogos, no nosso entendimento nos jogos mais importantes, nos jogos do tamanho do Vasco da Gama, a gente não teve nem resultado nem rendimento do tamanho que a gente esperava. Do tamanho que a gente planejou - disse Pássaro na Vasco TV.

Já na gangorra, Cabo se segurou com 3 a 0 sobre o CRB e apoio dos líderes do elenco

A verdade é que a corda estava no pescoço de Cabo desde aquela derrota para os catarinenses no dia 16 de junho, altura em que o time somava apenas quatro pontos em quatro jogos. Na época, apesar do mau futebol da equipe, as lideranças do elenco defendiam o técnico e faziam questão de dividir a responsabilidade pelos resultados ruins.

A vitória por 3 a 0 sobre o CRB deu novo gás ao trabalho, mas a irregularidade e a dificuldade de entrar no G-4 - o time não esteve lá uma rodada sequer até agora - colocaram o treinador numa permanente gangorra.

Após o triunfo sobre o CRB, em vídeo de bastidores divulgados pela Vasco TV, Cabo escancarou ao grupo e à torcida que estava na corda bamba após a derrota para o Avaí.

- Quarta-feira talvez tenha sido um dos dias mais difíceis da minha carreira. Tive uma reunião meia-noite com esse cara (Pássaro) buscando ideias e soluções para que a gente fizesse isso aqui. Temos de estar preparados para uma tristeza como aquela, não achar que não valemos p... nenhuma, mas também não podemos achar que somos f... após uma vitória como a de hoje. Tem de quebrar pedra sempre - disse Cabo na ocasião.

A perda de identidade e as atuações irregulares do time nunca deram à diretoria liderada por Jorge Salgado a certeza do acesso. O nível de atuações tornara-se preocupante, e o comando do futebol já não tinha mais confiança em ver o Vasco evoluindo na Série B.

O comitê de futebol, formado por Jorge Salgado, Carlos Roberto Osório (1º VP), Adriano Mendes (VP de Finanças), Luiz Mello (CEO do clube) e Alexandre Pássaro, discutia o fim da relação havia algum tempo. A opção pela interrupção, porém, teve como figuras centrais Salgado e Pássaro.

Cabo, auxiliar e preparador são comunicados nesta segunda-feira, e saída se dá sem ressentimentos. 

Embora o martelo tenha sido batido no domingo, Marcelo Cabo, seu auxiliar Gabriel Cabo e o preparador físico Tiago Melsert só foram informados da decisão nesta segunda-feira. E, ainda que tivessem a expectativa de decolar na competição a partir do próximo jogo, o distrato não causou arranhões.

Alexandre Pássaro conversou com Marcelo Cabo tão logo o técnico chegou ao CT com a expectativa de comandar o treinamento. Assim que a decisão foi comunicada pelo executivo, Cabo falou por telefone com Jorge Salgado, que fez questão de agradecer ao treinador pelos serviços prestados. O presidente repetiu as palavras via Twitter.

- Hoje nos despedimos de Marcelo Cabo, que deixa o comando de nossa comissão técnica. Agradecemos ao Marcelo por esse período à frente do Vasco. Um profissional exemplar que foi corretíssimo com o nosso clube. Desejamos boa sorte, o Vasco será sempre a sua casa.

Cabo, Gabriel e Melsert imaginavam que seguiriam à frente da equipe após sustentar invencibilidade de quatro jogos em sequência na qual enfrentaram os rivais diretos Sampaio Corrêa (1 a 0), Coritiba (1 a 1) e Náutico (1 a 1). E também por ter entregado o time nas oitavas de final da Copa do Brasil. Isso, porém, não foi suficiente.

No entendimento do trio, após três duelos complicados, era questão de tempo encaixar uma sequência de resultados positivos, estabelecer-se no G-4 e praticar um bom futebol.

Embora estivessem preparados para o pior diante da experiência que têm no futebol, Marcelo e o filho Gabriel deixaram São Januário sem mágoa e fazendo agradecimentos públicos à diretoria vascaína.

Se Marcelo mencionou diretamente Salgado e Pássaro, Gabriel Cabo estendeu suas palavras a Luiz Mello, CEO do Vasco, membro do comitê de futebol e figura que se tornou importante nas decisões do clube desde sua chegada a São Januário.

"Saio muito grato a Deus pela realização desse sonho em trabalhar em um gigante do futebol brasileiro, que contém uma história e um sentimento inexplicável trabalhar aqui. Agradeço a Deus por cada momento e ter conhecido pessoas sensacionais como cada companheiro do Staff de trabalho, a todos os torcedores que torceram a favor em todos os momentos e diretoria, a quem gostaria de mencionar o Alexandre Pássaro, Luis Mello e presidente Jorge Salgado um agradecimento especial, pois são pessoas de uma capacidade, idoneidade e caráter incrível. Pois nesse momento onde somos desligados o natural é pensar ao contrário, mas não tem como pela atitude dos mesmos de respeito e torcendo para que tudo desse certo até o fim. O Vasco tem um futuro brilhante na mãos desses, e fico muito feliz de ter participado disso" - postou o filho de Cabo.

Alexandre Gomes dirige time contra o CSA

Possibilidade levantada por Pássaro em pronunciamento, Alexandre Gomes está confirmado como técnico do time na partida contra o CSA, nesta quarta-feira, em Maceió, às 21h30.

O treinador da equipe sub-20 comanda a atividade desta terça-feira e viaja com a equipe para a capital alagoana. Com o novo técnico definido ou não, Alexandre comandará o Vasco no compromisso válido pela 13ª rodada da Série B.

Contra o Guarani, no próximo sábado, às 21h, em São Januário, a expectativa é de um Vasco com novo treinador. A diretoria trabalha nos bastidores para resolver tudo até esta terça-feira.

Fonte: Globo Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri