Deptº Infanto-Juvenil cria o Centro de Integração e Formação de Atletas

27/03/2006 às 02h04 - CATEGORIAS DE BASE

O Departamento Infanto-Juvenil do Club de Regatas Vasco da Gama criou o CIFAT - Centro de Integração e Formação de Atletas, que tem como objetivo descobrir na criança e no adolescente o potencial para a prática esportiva do futsal e futebol, e prepará-los dentro de uma abordagem multi-disciplinar para a prática do referido esporte em nível de alto rendimento.

Com uma equipe formada por profissionais das áreas de Medicina, Educação Física, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, o CIFAT avalia cada criança e adolescente procurando identificar os aspectos que devem ser potencializados e aqueles que devem ser corrigidos, visando o desenvolvimento integral do atleta para posterior performance de alto nível.

O processo de treinamento inicia-se a partir da descoberta de talentos nas escolinhas de futsal e futebol do clube, passando pela pré-equipe e pelas equipes oficiais de futsal até chegar ao futebol. Durante esse processo, os atletas participam de avaliações periódicas visando o acompanhamento de todas as etapas do treinamento com o objetivo de proporcionar, a cada atleta, as condições necessárias para que desenvolva todo o seu potencial esportivo.

Assim, o CIFAT pretende, através de um trabalho iniciado na própria escolinha do Club de Regatas Vasco da Gama, tornar a instituição cada vez mais forte, tanto no cenário nacional como internacional.

Fonte: Site oficial do Vasco