Futebol

Desempenho da defesa é o melhor desde o ínicio dos pontos corridos

Embora dê orgulho à sua torcida com o ataque, o terceiro mais positivo do Brasileiro, com 33 gols assinalados, o time vascaíno está cada vez mais se aperfeiçoando em não dar sustos em que os acompanha pela arquibancada. Até agora, a defesa vascaína vem tendo o seu melhor desempenho na era de pontos corridos.

Neste Campeonato Brasileiro, 21 gols sofridos nos 18 jogos disputados até agora, resultando em média de 1,16 por partida. Nos 18 primeiros jogos da primeira edição do Brasileiro disputado por pontos corridos, em 2003, a média de gols sofridos foi de 1,61. Em 2004, caiu para 1,33, mas no ano seguinte ela voltou a subir muito e ficou em 2,55. Neste ano, inclusive, o time chegou à assombrosa marca de 84 sofridos em 42 jogos.

Atual capitão do time, o zagueiro Jorge Luiz foi titular na campanha do ano passado, quando a equipe sofreu 26 gols nas 18 primeiras rodadas, abaixando para a média de 1,44. Mas o zagueiro aponta uma grande diferença para a melhora do desempenho da zaga neste ano: o número de defensores.

- O esquema 3-5-2 está dando certo. Desde sua chegada. Celso Roth deu muita ênfase à defesa e acertou o esquema. Isso é fruto de muito trabalho, mas buscaremos melhorar ainda mais. Os números comprovam a nossa evolução e isso é motivo de muita satisfação.

Fonte: Lance