Clube

Desenvolve Vasco emite nota sobre reforma do estatuto e eleições diretas

Desenvolve Vasco

Amanhã, 29 de janeiro de 2020, o Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama se reúne para tomar duas decisões importantíssimas.

Seguindo o que foi iniciado no dia 04 de dezembro de 2019, concluir a aprovação da Eleição Direta para a Diretoria Administrativa e deliberar sobre a proposta de reforma do estatuto.

De início, a Desenvolve Vasco faz questão de se congratular com todos aqueles que contribuíram para a aprovação da Eleição Direta para a Diretoria Administrativa, anseio da imensa maioria dos Vascaínos e uma verdadeira imposição dos nossos tempos. Com a Eleição Direta, o Vasco caminha em direção a seu sócio e a sua torcida, valorizando uma sinergia que tornará o Clube muito mais forte.

Por tudo isso, foi uma vitória enorme, de todos os Vascaínos, a aprovação por unanimidade na reunião do CD ocorrida no dia 04 de dezembro passado.

Um reconhecimento especial para o movimento intitulado NOVA RESPOSTA HISTÓRICA, ao qual hipotecamos nosso apoio incondicional ainda em seu começo, que teve papel fundamental na aprovação do “Voto Direto”, seja trazendo a questão para debate, buscando o engajamento do sócio e também como forma de pressão.

Por outro lado, nem tudo são flores.
Sabemos que o estatuto atual é antigo, conta com mais de 40 (quarenta anos) e está em total desconformidade com os anseios de uma associação moderna e vanguardista da maneira que o CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA sempre foi.

Mas não é pelo fato de existir uma necessidade urgente de se reformar o atual estatuto, que contribuiremos para que seja realizada e concluída qualquer reforma.

Assim como a mudança do sistema eleitoral para a escolha da diretoria administrativa, a reforma do estatuto devir ir ao encontro dos anseios da imensa maioria dos Vascaínos e, a nosso sentir, não é isso que ocorre com a proposta apresentada para análise e votação, que, apesar de avançar em alguns poucos pontos, traz inúmeras escolhas controvertidas, que representam inegável retrocesso.

Citaremos alguns pontos de maneira exemplificativa, para justificarmos nossa posição:

1- O aumento dos requisitos para participar da vida política do clube fecha o Vasco para sua torcida, que vem demonstrando um engajamento impressionante desde a última Assembleia Geral Ordinária ocorrida em novembro de 2017;
2- Sobrecarga de poderes na pessoa do Presidente do Conselho Deliberativo, que pode trazer como consequência um conflito permanente com os outros poderes;
3- Formalmente falando, a proposta inclui no estatuto normas que claramente não possuem natureza estatutária, inchando o corpo do estatuto e engessando a evolução do clube, uma vez que toda mudança estatutária precisa de quórum especial e aprovação pela Assembleia Geral;
4- Assembleia Geral esta que é claramente colocada em posição secundária, quando deveria ser exaltada como único poder que retrata a vontade fiel dos donos do clube, já que composta por esses donos, que são os sócios do CRVG;
5- A proposta prevê falta de pagamento como transgressão e consequente causa de punição do sócio inadimplente, mas silencia a respeito de punição para quem frauda eleição, situação evidentemente mais grave;
6- E, como último exemplo, ressaltamos a extinção da categoria Sócio Geral, a qual consideramos um erro gravíssimo, que junto com o aumento dos requisitos para aquisição de direitos políticos, coloca o clube virado de costas para seu maior patrimônio: A TORCIDA, que em última instância é a verdadeira razão de existir do CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.

Assim, mantendo a coerência e de forma muito tranquila e ponderada, a DESENVOLVE VASCO manifesta apoio irrestrito à Eleição Direta para a Diretoria Administrativa e se posiciona CONTRA a proposta de reforma do estatuto, que ao nosso sentir é extemporânea e representa um retrocesso para o Vasco.

Finalizando, repetimos a conclusão de nossa nota do dia 04 de dezembro de 2019: “Apesar de todos os obstáculos, acreditamos que a política seja o único caminho possível para a construção de um VASCO mais moderno, transparente e democrático.”

Saudações Vascaínas.

Desenvolve Vasco.

Fonte: Facebook do grupo Desenvolve Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri