Futebol

Destaque na zaga, Medel se consolida na posição com bons números

Contratado em julho deste ano, Gary Medel chegou no Vasco para resolver um dos maiores problemas do time na temporada: a volância. O jogador, apelidado de El Pitbull e Gattuso chileno pelo destaque na posição, tem tido melhores atuações como zagueiro no Cruzmaltino. 

Em apenas cinco jogos, ele se tornou o jogador da posição com mais bolas recuperadas no Campeonato Brasileiro – resgatou 33 bolas e aplicou 18 cortes. Além disso, tem 92% de acerto em passes – 69% em passes longos, segundo o portal Sofascore.

Mesmo com apenas um metro e 71 centímetros de altura, Medel tem bom número em duelos aéreos ganhos – 69% no total. O chileno se destaca por sua boa marcação e “raça” em campo. Não é chamado de pitbull por acaso. Desde que chegou, a defesa de Ramón Díaz teve uma grande melhora e sua dupla com Léo tem garantido maior segurança na zaga.

Medel, que hoje é capitão do Cruzmaltino, rapidamente conquistou o coração dos vascaínos. Sua entrega em campo é elogiada não só por eles, mas também por Emiliano Díaz, o auxiliar técnico do Vasco. 

— Se puder agarrar (no gol), vai agarrar. Tem personalidade e coração… Me surpreende desde o início e pode jogar em qualquer posição. O conhecia pelo nome, mas nunca tive a possibilidade de trabalhar com ele antes – disse após o jogo contra o Atlético-MG no Brasileirão.

— Essa parte do campo está sendo o motor e a força do nosso plantel. Muito feliz por Gary ser nosso capitão, é orgulho poder trabalhar com ele. Temos muito a aprender com ele, que é uma lenda do futebol sul-americano – completou.

O chileno jogou poucas partidas como volante no Vasco e suas atuações não agradaram a torcida do Vasco que defende que ele seja mantido como zagueiro. “O Medel só sabe jogar bem de zagueiro”, “de volante não rende mais” e “de zagueiro é melhor” foram alguns comentários feitos por torcedores nas redes sociais.

No jogo contra o Bahia na última rodada do Brasileirão, o chileno substituiu Zé Gabriel – suspenso por levar o terceiro cartão amarelo – e atuou como volante, mas teve uma fraca atuação. Durante sua apresentação, ele chegou a afirmar sua preferência em atuar no meio-campo, mas, no Vasco, tem se saído melhor recuado – diferente do que foi no Bologna, no Sevilla e na Inter de Milão, por exemplo, quando se consolidou como volante.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Domingo, 02/06/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Flamengo Flamengo 6
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir