Clube

Detalhes da proposta de determinação do TAC

Para permitir que São Januário volte a receber público, o Vasco está negociando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) diretamente com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público. A diretora jurídica do clube disse, no domingo, que as partes estão apenas "ajustando alguns termos" para selar o acordo.

O Vasco nos últimos dias tem conversado com o procurador-geral Luciano Mattos, para quem está encaminhando a proposta de acordo. Com o recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o assunto será tratado pela PGJ, sigla para procuradoria-geral de Justiça do Rio de Janeiro.

O TAC, portanto, não está sendo negociado com Rodrigo Terra, promotor do MP do Rio que foi o autor da ação que interditou São Januário.

O jurídico do Vasco estava aguardando apenas a publicação do acórdão da decisão em segunda instância (que manteve a interdição do estádio), com o voto de todos os desembargadores, para entrar com o recurso no STJ. O documento foi publicado na íntegra nesta terça

O Vasco trabalha com a possibilidade de contar com a volta dos seus torcedores a partir do jogo contra o Coritiba, no dia 19 de setembro, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco usou suas redes sociais nesta terça para endossar a campanha que pede a liberação de São Januário e informou que vai enviar, em nome do seu ministério, um ofício justamente à Procuradoria-Geral de Justiça "externando nossa preocupação com a estigmatização que esta decisão criou".

Reconhecimento facial

Afinal de contas, o que será determinado neste TAC?

O ge apurou que o Vasco se comprometeu a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio. Esses são alguns pontos:

  • Aumento no número de catracas
  • Aumento do espaço útil no acesso às catracas
  • Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída
  • Aumento do número de câmeras no interior do estádio
  • Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando)

O Laudo de Prevenção de Combate a Incêndio de São Januário venceu nesta segunda-feira (dia 4), mas o clube já tomou as medidas para atualizá-lo, como confirmou o Corpo de Bombeiros ao ge.

"O Corpo de Bombeiros informa que foi apresentada a documentação de segurança contra incêndio e pânico e foi realizada a vistoria no estádio do Vasco da Gama, o São Januário. Sendo assim, o local terá em breve o Laudo de Prevenção de Combate a Incêndio (LPCI) deferido".

*Participaram da apuração Elise Duque, Marcelo Baltar, Raphael Zarko, Tébaro Schmidt e Vinícius Cordeiro.

Fonte: ge
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir