Outros Esportes

Detalhes do retorno do Vasco ao Basquete após 2 anos

Depois de dois anos sem o time de basquete profissional, o Vasco está de volta à modalidade. A partir de julho de 2022, o cruzmaltino estará ao lado do Tijuca Tênis Clube com a equipe sub-22 para a disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes, a Liga de Desenvolvimento de Basquete. Este é o primeiro passo para o clube buscar uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), a principal competição do basquete nacional.

- É uma alegria enorme poder anunciar o retorno de um esporte tão tradicional e vitorioso para o Vasco da Gama. Não tenho dúvidas de que, assim como o futebol, a torcida vai abraçar essa iniciativa. E isso é uma grande notícia para o clube, que aos poucos e de maneira segura, vai retomando seus investimentos no esporte olímpico - disse presidente do Vasco Jorge Salgado.

- O Tijuca saúda essa parceria entre dois gigantes do cenário do basquete carioca. Esse é só o primeiro passo de uma parceria que, temos a certeza, dará muitos frutos - completou Hildo Magno, presidente do Tijuca Tênis Clube.

Como ficará o convênio?

Na competição, que se inicia em julho, o time jogará com o uniforme do Vasco, que também ficará responsável pelos custos operacionais. Já o Tijuca, entra na parceria disponibilizando os atletas e a comissão técnica, além de fornecer as dependências do clube para treinamento.

O Vasco retorna à modalidade que já foi multicampeão. Em 2000, o cruzmaltino conquistou o Campeonato Nacional masculino e, em 2001, levou tanto no masculino quanto no feminino, além de duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes. Um fato histórico é que o Vasco foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA. Em 1999, enfrentou o San Antonio Spurs, o então campeão da liga americana. No fim, acabou perdendo a partida no torneio equivalente ao Mundial de Clubes na época.

O clube havia retomado ao basquete profissional em 2015/16 quando conquistou a Liga Ouro, competição que dá acesso para o NBB. Entretanto, o sucesso do início dos anos 2000 não se repetiu. Em três edições que disputou na liga principal, a melhor participação foi nas oitavas de final em 2016/17 e 2017/18.

 

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir